(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ars Nova faz três concertos gratuitos para celebrar o Natal

Coral, que comemora seis décadas de atividades, vai se apresentar na Reitoria da UFMG, Igreja da Boa Viagem e Museu Inimá de Paula. Repertório vai de Mozart a Tavinho Moura


postado em 16/12/2019 04:00

(foto: Duda Bona/divulgação)
(foto: Duda Bona/divulgação)

Comemorando seus 60 anos, o coral Ars Nova (foto) fará três recitais esta semana, parte de seu tradicional projeto Banquete de Vozes do Natal. A “entrada” do banquete é Vesperae Solennes de Dominica, de Mozart, composta em 1779. Depois, virão Alleluia, de Eric Whitacre, Which was the son of, de Arvo Pärt, MLK, da banda U2, homenagem a Martin Luther King, e O holy night, de Adolphe Charles Adams. O “menu” brasileiro traz Cadê o boi?, de Tavinho Moura e Gonzaguinha, e Linda estrela, de Nelson Salomé. Ex-coristas vão interpretar Exsultate Deo, de Allessandro Scarlatti, e Hodie Christus natus est e Dona Nobis, de Carlos Alberto Pinto Fonseca.

***

O Ars Nova se apresenta nesta segunda (16), às 19h30, no Auditório da Reitoria da UFMG (Av. Antônio Carlos, 6.627, Câmpus Pampulha). Na quarta (18), no mesmo horário, o recital será na Igreja da Boa Viagem (Rua Sergipe, 175, Funcionários). Na quinta (19), também às 19h30, será a vez do Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, 1.201, Centro). Todos os eventos têm entrada franca.
 
(foto: Marina Colen/divulgação)
(foto: Marina Colen/divulgação)
TEATRO
PROTÓTIPO PARA CAVALO

Aisha Brunno (foto) protagoniza o monólogo Protótipo para cavalo: Corra, Aisha, corra!, que estreia nesta segunda-feira (16), no Teatro Espanca, em Belo Horizonte. Com dramaturgia e direção de Bremmer Guimarães, a peça oferece uma reflexão sobre a existência humana por meio da metáfora do cavalo, figura simbólica cultuada há muitos séculos por várias culturas. Dialogando com a poesia e a música, entre outras linguagens, o texto de Guimarães discute violência, homofobia e racismo. Pelas DJ fará a discotecagem ao vivo. A preparação vocal é da cantora Sarah Reis. Sessões hoje e terça (14), às 20h, com ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). O teatro fica na Rua Aarão Reis, 542, Centro. 
 
(foto: Evandro Fiuza/divulgação)
(foto: Evandro Fiuza/divulgação)
 
RECITAL
PROFESSORES DO CEFART

Professores do Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado (Cefart) fazem recital nesta segunda-feira (16), às 19h, na Sala Juvenal Dias (Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro). O chorinho ganhará destaque, afirma Pacífico Júnior (foto), coordenador da Escola de Música do Cefart, mas o repertório da noite será eclético. O evento tem entrada franca.

***

O baixista Camilo Christófaro vai executar a Suíte em estilo antigo, de Hanz Fryba. Bruno Thadeu, cantor lírico, interpretará a Balada do desesperado, de Edino Krieger. O duo de violão Daniel Christófaro e Dudu Barreto vai tocar Micro piezas, de Léo Brouwer, e Lo que vendram, de Astor Piazzolla. O saxofonista Harrison Santos e o violinista Gilson Brito executarão Baião country e Choro 9, de Gilson Brito. Santa Morena, de Jacob do Bandolim, será interpretada pelo grupo Olho de Sogra, com a participação do cavaquinista Rafael Maciel.
 
EXPOSIÇÃO
MÁRIO E ALPHONSUS

Até julho de 2020, o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, em Mariana, apresenta a exposição Mário & Alphonsus revisitados, que marca os 100 anos da visita de Mário de Andrade ao poeta simbolista Alphonsus de Guimaraens, encontro ocorrido naquela cidade histórica. A mostra traz cartas e publicações da época. Os dois conversaram em 10 de julho de 1919. O jovem Mário, que posteriormente despontaria como um dos pais do modernismo, ficou impactado ao se deparar com o mineiro. “Foi uma hora de inesquecível sensação a que vivi com ele”, escreveu. O contato com a “Minas profunda”, com suas igrejas coloniais e a arte barroca, foi emblemático para a obra do futuro autor de Macunaíma. O museu fica na Rua Direita, Centro de Mariana. Funciona de terça a sexta-feira, das 12h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h. A exposição também está em cartaz na Casa Mário de Andrade, em São Paulo.
 
(foto: Curta!/divulgação)
(foto: Curta!/divulgação)
DOCUMENTÁRIO
WOODSTOCK EM IACANGA

Nesta segunda-feira (16), às 22h10, o Canal Curta! vai exibir O barato de Iacanga, de Thiago Mattar, documentário sobre o Festival de Águas Claras, realizado em São Paulo em 1975, 1981, 1983 e 1984 nos moldes de Woodstock, o icônico evento hippie norte-americano que chamou a atenção do mundo em 1969. O longa traz a rara imagem de João Gilberto (foto) cantando Wave, em 1983, para os jovens hippies brasileiros. O condutor da narrativa é Leivinha, idealizador do festival, que tinha 20 anos na época. Os horários alternativos são terça-feira (17), às 2h10 e às 16h10, quarta (18), às 10h10, sábado (21), às 13h10, e domingo (22), às 22h10. 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)