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Tropa de elite

A banda Harlem Hellfighters introduziu o jazz na Europa na época em que seus músicos combateram na Primeira Guerra Mundial. Paris nunca mais foi a mesma depois da 'invasão'


postado em 11/11/2018 05:05

Foto da banda Harlem Hellfighters exposta no Museu Nacional de História e Cultura Afroamericana, em Washington(foto: Preston Keres/AFP)
Foto da banda Harlem Hellfighters exposta no Museu Nacional de História e Cultura Afroamericana, em Washington (foto: Preston Keres/AFP)

Os europeus nunca tinham ouvido nada parecido. O jazz foi uma das grandes novidades que acompanharam a entrada dos norte-americanos na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) – e a mais cativante.

Geralmente, associa-se a introdução dessa música sincopada, conhecida como ragtime, à chegada à França, em dezembro de 1917, do 369º Regimento de Infantaria, ao qual pertenciam integrantes da Harlem Hellfighters. Essa orquestra militar, formada por músicos negros, era dirigida pelo tenente James Reese Europe.

“Esse acontecimento teve grande impacto. Em cada estação em que a Harlem Hellfighters parava, tocava algo que a maioria dos franceses jamais tinha ouvido”, destaca o compositor e musicólogo Laurent Cugny. “Outra novidade era o fato de que os negros se apresentavam. Além do aspecto do racismo, era uma raridade naquela época”, acrescenta.

Em 12 de fevereiro de 1918, o grupo Harlem Hellfighters fez o primeiro concerto oficial de jazz na Europa. A banda tocou na cidade francesa de Nantes.

INDÍCIOS Porém, é preciso voltar ao início do século 20 para encontrar no Velho Continente os primeiros indícios do que mais tarde seria chamado de jazz.

“Em 1912 e 1913, começaram a chegar músicas em forma de partitura procedentes de Londres, graças ao acordo entre editores britânicos e franceses”, lembra Bertrand Dicale, especialista em música popular.

Inevitavelmente, a nova corrente alcançou compositores da cena erudita – Erik Satie, Igor Stravinski, Maurice Ravel e Darius Milhaud.

Satie, por exemplo, acrescentou um número de ragtime a seu balé Parade (1917). “Eles gostaram do ritmo, do vigor do jazz.  No fim das contas, perderam rapidamente o interesse”, explica Cugny.

As estrelas do nascente music hall se contagiaram com o vírus. Foi o caso de Maurice Chevalier, que, em 1914, descobriu o ragtime em partituras na época em que servia num regimento de infantaria. Les jazz bands (1920), incluída em uma de suas gravações iniciais, foi a primeira canção francesa a mencionar o ritmo importado dos EUA.

“Naquela época, as bandas americanas improvisavam com músicos parisienses de orquestras e restaurantes. A influência do jazz aumentou, embora houvesse troca”, destaca Bertrand Dicale.

A canção Mon homme, criada em 1920 por Maurice Yvain, compositor de Chevalier, reapareceu mais tarde como My man nos Estados Unidos, interpretada primeiro por Ella Fitzgerald e depois por Billie Holiday.



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