(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ESPETÁCULO

Chuva de meteoros: saiba como assistir nesta sexta (29/7)

Nas condições ideais, céu limpo e pouca iluminação artificial, cerca de 20 estrelas cadentes poderão ser vistas por hora


29/07/2022 14:29 - atualizado 29/07/2022 14:29

Chuva de meteoros
O fim da chuva de meteoros será em 21 de agosto, até lá, ficará mais visível no Hemisfério Sul (foto: OIM/ Reprodução)
A chuva de meteoros Delta Aquaridas, que teve início no dia 21 julho e segue até 10 de agosto, terá seu ápice na noite desta sexta-feira (29/7), de acordo com a Agência Espacial Americana (NASA).

 

Descoberta em 1986 por Donald Machholz, a tempestade poderá ser vista das 23h às 4h. Se o céu estiver limpo, e caso observado de áreas rurais longe de iluminação urbana intensa, o espetáculo fica ainda melhor. 


A trilha de detritos passa pela primeira vez na Terra. Nas condições ideais - céu limpo e pouca iluminação artificial - cerca de 20 estrelas cadentes poderão ser vistas por hora. O fim da chuva de meteoros será em 21 de agosto, até lá, ficará mais visível no Hemisfério Sul.


De acordo com informações da Organização Internacional de Meteoro (OIM), a Lua poderia atrapalhar o espetáculo. Porém, nesta sexta-feira, 29, a Lua passa da fase nova para crescente, ou seja, ainda não estará muito visível da Terra.


A NASA oferece mais recomendações para assistir ao evento: 


  • Paciência, os olhos precisam se acostumar ao escuro para conseguir realmente enxergar os meteoros com clareza. Em cerca de 30 minutos, eles se adaptam.

  • O ponto de referência para visualização é a constelação de Aquário, de onde os meteoros parecem vir.

Chuva de meteoros 


Uma chuva de meteoros acontece quando a Terra é interceptada por algum conjunto de detritos que foi quebrado, ou seja, um cometa em vários pedaços.

 

O que é chamado de ápice de observação é justamente o momento que a Terra passa pela parte mais densa dos destroços, com maior quantidade de pedaços. 


De acordo com a NASA, cerca de 40 toneladas de meteoros caem na Terra todos os dias, porém, a maior parte disso tudo fica retida na atmosfera.

 

Os meteoros que passam pelo impacto da atmosfera são chamados de meteoritos, e todas as vezes que essa quantidade de meteoritos aumenta, acontece o que chamamos de chuva de meteoros. 

 

*estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira 


 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)