(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

Meteoro explode na fronteira do Uruguai com Rio Grande do Sul; vídeo impressionante

Evento foi registrado pelo Observatório Espacial Heller & Jung, que fica a cerca de 426km da explosão, em Taquara


24/11/2020 11:28 - atualizado 24/11/2020 12:01

(foto: Observatório Espacial Heller e Jung)
(foto: Observatório Espacial Heller e Jung)
Na madrugada desta segunda-feira (23/11) um meteoro explodiu na fronteira do Uruguai com o Rio Grande do Sul. O bólido, nome dado a um meteoro que explode na atmoesfera, foi registrado pelo Observatório Espacial Heller & Jung, que fica a cerca de 426km da explosão, em Taquara.

No vídeo, é possível ver por volta das 2h30 o risco branco no céu, seguido da explosão que causou um clarão branco por cerca de 1 segundo. O meteoro tinha magnitude (grau de luminosidade) de -7, que é considerado elevado.

Em entrevista ao G1, Carlos Fernando Jung, diretor da Região Sul da Bramon - Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, apontou que o bólido entrou na atmosfera da Terra a 103km de altitude e explodiu a 94,4km.

"Com a queda deste meteoro de elevada magnitude fica comprovado que neste ano de 2020 já ocorreu o maior número de meteoros de elevada magnitude desde 2016, quando iniciou a operação do observatório no RS", afirmou o diretor.


Não é a primeira vez que um evento como este ocorre no Rio Grande do Sul. Em outubro deste ano um facho luminoso vindo do espaço iluminou a noite da cidade de Caxias do Sul, a 96km da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)