(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nasa transmite ao vivo pouso de sonda Osiris-Rex em asteroide Bennu; assista

Sonda Osiris-Rex, que já orbita asteroide, tentará coletar amostras com grande potencial para estudo científico na Terra.


20/10/2020 18:04 - atualizado 20/10/2020 18:31

A tentativa de pouso da sonda Osiris-Rex no asteroide Bennu será transmitida ao vivo pela Nasa nesta terça-feira (20/10), no link acima, a partir de 18h no horário de Brasília, com aterrissagem prevista para 19h12.

A "missão de engenharia complexa", como define a agência espacial americana, tem como objetivo coletar amostras do material do asteroide.

Conhecido desde 1999, o Bennu contém material do início do Sistema Solar e pode ter moléculas orgânicas portadoras de carbono, ingredientes essenciais para a vida na Terra, assim como minerais contendo ou formados por água. Os pesquisadores acreditam que corpos celestes como Bennu podem ter semeado a Terra com os químicos necessários para a vida.

Por isso, a coleta de seu material tem grande importância para a comunidade científica.

Se tiver sucesso, a missão poderia trazer a maior amostra extraterrestre desde que astronautas da missão Apollo coletaram rochas da Lua, há 50 anos.

A Osiris-Rex, com tamanho comparável a uma van para 15 passageiros, está orbitando Bennu desde 2018, a 200 milhões de milhas (321 milhões de quilômetros) da Terra.

Se, nesta terça-feira, a coleta falhar, a missão poderá fazer uma nova tentativa. De qualquer forma, espera-se que, pela distância, as amostras só cheguem à Terra a partir de 2023.


Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)