Comissão começará o ano com homenagem a Eduardo e convocação de ministro na pauta

Ponto estratégico do bolsonarismo, Comissão de Relações Exteriores tem na pauta votação de moção de louvor a Eduardo Bolsonaro, que se licenciou da Câmara

Publicidade
Carregando...

A Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados iniciará o ano com votações sobre uma moção de louvor a Eduardo Bolsonaro, que licenciou da Casa para ficar nos Estados Unidos, e com uma convocação ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. A primeira reunião do grupo é nesta quarta-feira, 26.

Recém-eleito presidente da comissão, o deputado bolsonarista Filipe Barros, do PL do Rio Grande do Sul, foi indicado por Eduardo para presidir o grupo. O filho Zero Dois de Jair Bolsonaro era o nome do partido para o posto antes de se licenciar do mandato para ficar em Washington.

Aliados dos Bolsonaros esperam que a comissão tenha grande destaque no próximo ano para denunciar a países, em especial os Estados Unidos, alegados “abusos” do STF.

O requerimento de moção de louvor a Eduardo foi proposto nessa segunda-feira, 24, por dois de seus aliados mais próximos: os deputados Mário Frias, do PL de São Paulo, e Zucco, do PL do Rio Grande do Sul. A justificativa é o reconhecimento de uma tal “destacada atuação na defesa dos interesses nacionais e da democracia brasileira no cenário internacional”, supostamente feita por Eduardo.

A convocação de Mauro Vieira também foi proposta por Zucco, que é líder da oposição na Câmara. O requerimento é para o chanceler prestar esclarecimentos sobre as diretrizes e prioridades do Ministério das Relações Exteriores em 2025 e sobre a posição diplomática do Brasil com os Estados Unidos após a eleição de Donald Trump.

Além dessas pautas, a Comissão de Relações Exteriores também tem prevista a convocação de uma audiência pública com o Itamaraty e o Ministério da Defesa para deliberar sobre as “prioridades” das pastas para 2025.

Tópicos relacionados:

guilherme-amado

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay