Internacional

Diretor-geral da OMS visita epicentro do surto de ebola na RDC

Publicidade
Carregando...

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, chegou neste sábado (30) a Bunia, capital da província de Ituri, epicentro de um grave surto de ebola no leste da República Democrática do Congo (RDC).

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Ghebreyesus, que está no país desde quinta-feira, aterrissou neste sábado no aeroporto internacional de Bunia, fechado a voos comerciais devido à epidemia, constatou um jornalista da AFP. 

"Estamos aqui para dialogar com a comunidade, para compreender como a resposta está sendo conduzida e identificar as possíveis dificuldades na hora de podermos oferecer nosso apoio", declarou à imprensa. 

A RDC, um dos países mais pobres do mundo, declarou em 15 de maio um novo surto que afeta seu vasto território de mais de 100 milhões de habitantes. A OMS ativou um alerta sanitário internacional.

O vírus do ebola, que provoca uma febre hemorrágica extremamente contagiosa, já foi detectado em três províncias congolesas, bem como na vizinha Uganda, onde foram confirmados dois novos casos na sexta-feira, elevando para nove o número de casos confirmados neste país da África Oriental.

Na RDC, foram registradas 246 mortes entre mais de 1.000 casos suspeitos, segundo o balanço de quinta-feira do África CDC, a agência de saúde da União Africana (UA).

A província de Ituri concentra a maioria dos casos confirmados no país, segundo a OMS. 

As autoridades de saúde internacionais estimam que a magnitude da epidemia ainda é desconhecida e que os números provavelmente estão subestimados, principalmente devido à capacidade limitada da realização de testes laboratoriais que confirmem os casos de transmissão.

A doença do ebola matou mais de 15.000 pessoas na África nos últimos 50 anos.

A epidemia mais letal na RDC provocou quase 2.300 mortes e 3.500 casos entre 2018 e 2020.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

bur-clt/eba/pc/avl/yr

Tópicos relacionados:

epidemia rdcongo saude virus

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay