Ucrânia recupera mais de 200 km² de território em cinco dias
compartilhe
SIGA
O exército ucraniano retomou 201 km² do exército russo entre a última quarta-feira e domingo (de 11 a 15), segundo uma análise da AFP com base em dados do Instituto para o Estudo da Guerra (ISW, na sigla em inglês).
As forças de Kiev não haviam recuperado tanto território em tão pouco tempo desde a contraofensiva de junho de 2013.
A área é quase equivalente às conquistas totais da Rússia em dezembro (244 km²).
"Esses contra-ataques ucranianos provavelmente estão se aproveitando do bloqueio do acesso das forças russas ao Starlink [um serviço de internet via satélite], que, segundo blogueiros militares russos, interrompe as comunicações e o comando", afirma o ISW, que colabora com o Critical Threats Project, outro centro de estudos americano.
Em 5 de fevereiro, observadores militares russos já haviam notado essa interrupção após anúncios de Elon Musk, proprietário da SpaceX (que comercializa o Starlink). O americano anunciou "medidas" para acabar com o uso dessa tecnologia pelo Kremlin.
Segundo a Ucrânia, drones russos usaram o Starlink para contornar os sistemas de interceptação eletrônica e atingir seus alvos com precisão.
O território conquistado pela Ucrânia concentra-se principalmente a cerca de 80 quilômetros a leste da cidade de Zaporizhzhia, em uma área onde as tropas russas avançaram significativamente desde meados de 2025.
Em fevereiro deste ano, Moscou controlava 19,5% do território ucraniano, total ou parcialmente, em comparação com 18,6% no ano anterior.
Antes da invasão que começou em fevereiro de 2022, a Rússia já controlava cerca de 7% do território, incluindo a Crimeia e parte de Donbass.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
vr/ys/lpt/pc/mb/jc-lm