Internacional

Grok desativa ferramenta que permite despir pessoas para usuários não pagantes

Publicidade
Carregando...

Grok, o assistente de inteligência artificial da plataforma de Elon Musk, desativou nesta sexta-feira (9) sua função de criação de imagens para usuários não pagantes, após ser criticado por gerar imagens falsas sexualmente explícitas de mulheres e menores. 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Essas imagens, criadas por meio da edição de fotos ou vídeos de pessoas reais para que parecessem nuas, provocaram protestos em todo o mundo. 

Quando os usuários do X acessaram o Grok nesta sexta-feira, o assistente respondeu: “A geração e a edição de imagens estão atualmente reservadas aos assinantes pagos. Você pode assinar para desbloquear essas funções”. 

A Comissão Europeia anunciou na quinta-feira a imposição de uma medida cautelar ao X após o escândalo relacionado às imagens sexualmente explícitas de menores geradas pelo Grok. 

O órgão disse ter emitido uma “ordem de retenção”, uma medida legal que obriga o X a “preservar todos seus documentos internos relacionados ao Grok até o final de 2026”, declarou um porta-voz à imprensa. 

No início de dezembro, a UE multou o X em 120 milhões de euros (753 milhões de reais na cotação atual) por descumprir a Lei de Serviços Digitais (DSA, na sigla em inglês), apesar de reiteradas ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que acusa o bloco europeu de atacar as gigantes tecnológicas americanas com sua legislação digital. 

Na terça-feira, o governo britânico instou o X a encontrar uma solução “urgente” para evitar a proliferação de imagens falsas “repugnantes” de mulheres nuas e de menores geradas pelo Grok. 

“O que vimos online nos últimos dias é absolutamente repugnante e inaceitável em qualquer sociedade que se preze”, declarou Liz Kendall, ministra de Tecnologia do governo trabalhista de Keir Starmer.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

bur-lga/aje/bpi/mba/dg/nn/jc/aa

Tópicos relacionados:

eeuu ia internet pornografia ue

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay