Internacional

Ucrânia espera assinar acordo de minerais com os EUA nesta quarta-feira

Publicidade

A Ucrânia espera assinar um acordo nesta quarta-feira (30) que permitiria aos Estados Unidos acesso aos minerais do país, disse um funcionário de alto escalão da Presidência ucraniana à AFP. 

A ministra da Economia, Yulia Svyrydenko, estará em Washington nesta quarta-feira para assinar o acordo, cujo rascunho o governo ucraniano "ainda precisa aprovar", disse a fonte. 

O acordo permitiria a exploração conjunta dos recursos minerais da Ucrânia, um pacto que o presidente americano, Donald Trump, considera uma "retribuição" pela ajuda que Kiev recebeu de Washington desde o início da guerra. 

O pacto deveria ter sido assinado semanas atrás, mas uma discussão acalorada entre Trump e seu homólogo ucraniano, Volodimir Zelensky, na Casa Branca, atrapalhou as negociações. 

O acordo prevê um fundo conjunto "50/50" entre Kiev e Washington, e não estará vinculado a nenhuma "dívida" pela assistência anterior recebida por Kiev, disse a fonte presidencial ucraniana. 

"Isso garante a igualdade entre as partes. Será criado um fundo de investimento para investir na reconstrução. Prevê-se que contribuiremos com a ajuda dos Estados Unidos", acrescentou.

bur-cad/pc/mb/aa/yr

Tópicos relacionados:

conflito diplomacia russia ucrania

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay