Internacional

UE é questionada sobre repasses a empresas de Elon Musk

Publicidade
Carregando...

A Comissão Europeia, braço executivo da UE, recebeu nesta quarta-feira (5) um pedido para informar sobre possíveis fundos repassados às empresas do bilionário Elon Musk.

O processo foi movido pelo deputado alemão Daniel Freund, dos Verdes, que exigiu uma "lista detalhada dos fundos da UE alocados a empresas pertencentes ou controladas" por Musk nos últimos cinco anos.

Entre as empresas, o legislador citou SpaceX, Tesla, X (antigo Twitter), Neuralink, The Boring Company e xAI, além de "qualquer outra entidade relevante ligada" a Musk.

A solicitação refere-se a garantias, pagamentos ou subsídios "e quaisquer outros pagamentos (...) incluindo fundos aplicados à publicidade em plataformas de rede social".

Freund solicitou a "especificação do valor, da finalidade, do tipo de financiamento e dos programas relevantes da UE para os quais os fundos foram alocados".

O deputado disse à AFP, nesta quarta-feira, que os apoiadores do presidente Donald Trump, "incluindo Musk, têm o objetivo claro de enfraquecer ou até mesmo destruir a UE".

"Para mim está claro que a UE não deve dar milhões a pessoas que querem destruí-la", disse ele.

cjc-raz/ahg/zm/jmo/jc

Tópicos relacionados:

gente internet musk politica ue

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay