(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Pegadas de paca são encontradas no Parque Estadual Serra Verde

Presença de animal é rara em reservas urbanas. Descoberta contribui para projetos de educação ambiental e em pesquisas


postado em 08/04/2015 09:11

Pegadas de pacas encontradas no Parque que fica nas proximidades da Cidade Administrativa(foto: Divulgação/IEF)
Pegadas de pacas encontradas no Parque que fica nas proximidades da Cidade Administrativa (foto: Divulgação/IEF)
Durante um trabalho fotográfico realizado no Parque Estadual Serra Verde, o biólogo e pesquisador Moisés da Silva Lim, registrou pegadas de patas de paca na área da reserva. O mamífero não era visto na região há muito tempo e sua presença é rara em parques urbanos.

De acordo com o pesquisador, em levantamento feito recentemente na Unidade de Conservação, foram identificadas 13 espécies de mamíferos de médio e grande porte, sendo que a paca não estava entre eles. “Esse registro é muito importante, pois amplia a lista de mamíferos encontrados na área de abrangência do Parque”, disse o gerente da UC, André Portugal.

Ainda segundo o gerente, a ocorrência da paca no Parque reforça a importância da Unidade de Conservação como fragmento de área verde importante para a fauna existente ali, além de representar uma ferramenta a mais para trabalhar a educação ambiental, atrair pesquisadores e reforçar a relevância do Parque.

Moisés Lima afirma que até o momento já foram identificadas 13 espécies de mamíferos terrestres no PESV, dentre eles: Mão-pelada (Procyon cancrivorus), Tatu-galinha (Dasypus novemcinctus), Tapeti (Sylvilagus brasiliensis) e Cachorro-do-mato (Cerdocyon thous). “Estes animais desempenham um papel importante na já fragilizada ecologia do local, que ao longo dos anos vem sofrendo com a ação do homem”, afirma o biólogo.

Um ecossistema na capital
Criado em 2007 e ampliado em 2009, o Parque Estadual Serra Verde está localizado em Belo Horizonte, nas proximidades da Cidade Administrativa de Minas Gerais, e possui área de 142,02 hectares, sendo o segundo maior parque da capital, menor apenas que o Parque Municipal das Mangabeiras.

Sua criação objetivou conservar um remanescente de área verde da Região Norte de Belo Horizonte, contribuindo para a recuperação do ecossistema, o lazer, a cultura, o turismo, a educação ambiental e a melhoria de qualidade de vida.

O PESV tem grande importância na conservação dos recursos naturais da região. As diversas nascentes existentes em sua área são fundamentais para a manutenção do sistema de lagoas que a região possui, além de fazer parte da cabeceira do Córrego Isidoro. O Parque é um importante fragmento de área verde na malha urbana da cidade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)