SIGA O EM

Site de encontros admite ter falsificado perfis on-line

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 30/10/2014 09:15

AFP /Agence France-Presse

WASHINGTON - Um site de encontros britânico admitiu para auditores americanos nesta quarta-feira que criou perfis falsos, gerados por computador, com o objetivo de convencer os usuários a fazer um "upgrade" - por meio de pagamento - de sua filiação.

A Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) disse ter chegado a um acordo com a JDI Dating Ltd., empresa que opera os sites cupidswand.com, flirtcrowd.com e findmelove.com.

Esta foi a primeira ação legal da FTC contra uma página de encontros on-line.

"A JDI Dating usou perfis falsos para fazer as pessoas acreditarem que eram contactadas por verdadeiros interesses amorosos e as enganavam para que atualizassem sua filiação para um serviço pago", afirmou a diretora de Defesa ao Consumidor da FTC, Jessica Rich.

A empresa concordou com reembolsar seus clientes, no total de 616.165 dólares, assim como abandonar a prática de usar perfis falsos de usuários.

De acordo com a FTC, essas páginas tinham um plano gratuito que permitia aos usuários criar seu perfil com informações pessoais e fotos. Quando terminavam de criar o perfil, porém, começavam a receber mensagens que pareciam provir de outros usuários que moravam perto e manifestavam interesse.

Para poder se conectar com esses membros fictícios, os usuários tinham de atualizar sua filiação, pagando entre 10 e 30 dólares por mês.

Os perfis falsos estavam identificados com um pequena "v" - de "virtual" -, mas a maioria dos internautas não percebeu, ou não sabia do que se tratava, segundo a FTC.

 

Tags:
Comentários O comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.