(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Protestos e participação pública são tema do TEDx em BH no dia 26

Evento global terá diferentes visões sobre a sociedade


postado em 13/04/2014 16:15 / atualizado em 15/04/2014 13:07

Natália Menhem, Valentina Vandeveld, Augusto Barros e J. Adam Huggins: organizadores do terceiroTEDx em BH(foto: Maíra Cabral/TEDX/divulgação)
Natália Menhem, Valentina Vandeveld, Augusto Barros e J. Adam Huggins: organizadores do terceiroTEDx em BH (foto: Maíra Cabral/TEDX/divulgação)

Engaje-se! Este será o tema da terceira edição do TEDx em Belo Horizonte, que será realizado dia 26, no Cine Theatro Brasil Vallourec. Com gancho nas manifestações de junho de 2013 e os recentes protestos contra aumento da passagem e ocupação dos espaços comuns, nove palestrantes de diferentes áreas vão discutir a participação pública na cidade. Para o coordenador geral da terceira edição do TEDx em Belo Horizonte, Augusto Barros, é preciso criar um ambiente capaz de reinvidicar uma nova visão da cidade. “A marca do TEDx em BH é não ter o receio de tocar em assuntos polêmicos”, afirma Barros.

Segundo o coordenador, para selecionar os palestrantes, os organizadores esquecem as ideologias e buscam convidados que possam convergir as ideias, investindo num debate amplo e democrático. Nomes de peso como Hélio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu e ex-secretário do Ministério de Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior, Hilton Lacerda, cineasta pernambucano, Zahira Asmal, diretora da Design SouthAfrica e Santiago del Hierro, arquiteto equatoriano, integram a programação, que inclui 14 palestras, além de atrações culturais.

A polêmica que envolve o coletivo Família de Rua, responsável pela realização do Duelo de MC’s, e a Prefeitura de Belo Horizonte, será um dos temas da palestra do Thiago Monge, rapper representante do coletivo. Há sete anos, sempre às sextas-feiras, o duelo de rimas ocupa o Viaduto Santa Tereza, mas, diante das obras de reforma no local, o grupo foi obrigado a buscar outro ponto para os encontros. Na procura, acabaram achando muita burocracia. A ideia inicial era realizar os duelos na Praça João Pessoa, no Santa Efigênia, na Região Leste de BH.

Rapper ThiagoMonge, que representa o Família de Rua, vai defender ocupação do espaço público(foto: AIANO MINEIRO/DIVULGAÇÃO)
Rapper ThiagoMonge, que representa o Família de Rua, vai defender ocupação do espaço público (foto: AIANO MINEIRO/DIVULGAÇÃO)
Segundo Monge, a Prefeitura de Belo Horizonte não quis isentar o Família de Rua das taxas obrigatórias para ocupação do espaço público, sob alegação de restrições da legislação eleitoral. “O procurador do Município, Rúsvel Beltrame, apontou um porém: o coletivo – por ser apartidário – pode ter isenção das tais taxas públicas, mesmo em anos eleitorais”, explica Monge. No evento, o rapper pretende questionar as possibilidades e ampliar a discussão da ocupação do espaço público em Belo Horizonte. Seguindo a mesma linha de pensamento, o movimento Tarifa Zero discutirá a democratização do transporte público.

SAIBA MAIS
TED

TED é a sigla para Tecnologia, Entretenimento e Design, em português. É uma organização sem fins lucrativos dedicada a espalhar boas ideias. Começou há 29 anos, como uma conferência de quatro dias na Califórnia (Estados Unidos), e cresceu para apoiar múltiplas iniciativas. Em 18 minutos, os palestrantes são convidados a contar sobre sua experiência ou pensamento. Personalidades como Bill Gates e Gordon Brown, ex-primeiro ministro britânico, já foram palestrantes do TED. Há dois grandes eventos anuais e os TEDx, eventos locais e auto-organizados em todo o mundo. As palestras são divulgadas no site. O evento de Belo Horizonte é considerado o maior do Brasil.
tedxbelohorizonte.com.br



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)