(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Twitter diz que Venezuela bloqueia imagens no microblog; governo nega


postado em 18/02/2014 09:20

WASHINGTON - Imagens da rede social Twitter estão bloqueadas na Venezuela, após uma semana de violentos protestos, e a empresa suspeita que o governo esteja por trás da medida, declarou um porta-voz do microblog, nesta sexta-feira, à AFP.

"Confirmo que as imagens do Twitter estão atualmente bloqueadas na Venezuela. Acreditamos que o governo as esteja bloqueando", disse o porta-voz, em um email à AFP.

A Companhia de Telecomunicações (Cantv) venezuelana negou qualquer bloqueio a imagens no Twitter.

"A Companhia Anônima Telefones da Venezuela (Cantv) desmente enfática e categoricamente que esteja envolvida na falha relatada por usuários (...) que afetava o 'upload' de imagens no aplicativo Twitter", informou a empresa, em um comunicado divulgado nesta sexta.

Alguns usuários venezuelanos do Twitter denunciaram que as imagens das manifestações não são visíveis pelos provedores de Internet da estatal Cantv.

A companhia venezuelana lembrou, porém, que "os servidores desse aplicativo, que fornece esses serviços ao redor do mundo, estão hospedados fora do país".

"Durante o dia de ontem, usuários da plataforma Twitter em diferentes países relataram o problema em relação ao acesso a imagens nessa rede social, incluindo a Venezuela", acrescentou a nota.

O Twitter ofereceu a seus usuários uma ferramenta para furar o bloqueio, mediante o envio de mensagens de texto (SMS).

Os venezuelanos recorreram às redes sociais para publicar imagens dos protestos dos últimos dias, enquanto as emissoras de televisão de abstiveram de divulgá-las por risco de sanções.

Na quarta-feira, foram registrados incidentes entre estudantes, forças do Batalhão de Choque e grupos ligados ao governo. O saldo foi de três mortos e dezenas de feridos e detidos.

Mais de mil estudantes continuavam a protestar contra o governo, nesta sexta, de forma pacífica. Já os militantes ligados ao governo organizam uma marcha "contra o fascismo" para este sábado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)