(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas NAVEGAÇÃO CULTURAL

Aplicativos permitem visitas virtuais em espaços de Belo Horizonte

Com o desenvolvimento de técnicas e ferramentas de imagens, como realidade aumentada, planos em 360 graus e tridimensionalidade, centros culturais ficam cada vez mais atrativos


postado em 19/12/2013 11:30 / atualizado em 19/12/2013 11:48

Alguns anos atrás, para conhecer um museu, uma construção histórica ou um importante bem público, obrigatoriamente a pessoa tinha de ir ao local ou apenas se contentar em ver algumas fotos de livros, guias turísticos, folhetos ou cartazes de agências de viagens. Isso mudou e, hoje, já é possível ir a muitos lugares interessantes sem sair de casa. Pelo computador, pelo tablet ou até smartphone, visitas virtuais possibilitam ver as instalações e o acervo do local com detalhes que às vezes até superam os de uma visita física. Recursos tecnológicos permitem a visualização, inclusive, de imagens tridimensionais e com giros de 360 graus.

Na semana passada, quando se comemorou o 116º aniversário de Belo Horizonte, foram lançados dois

serviços que, certamente, vão facilitar bastante ao morador e ao turista conhecer melhor nossa história e cultura. Um deles é o Guia do Bem, trabalho que pode ser acessado pela internet e que mostra, em um mapa, todos os bens tombados da capital. Ao clicar sobre o local de interesse, o internauta visualiza várias fotos do patrimônio e obtém informações arquitetônicas, culturais e históricas sobre ele. O Guia do Bem já é uma das principais ferramentas digitais para conhecimento, divulgação e proteção do patrimônio municipal.

O segundo presente para a capital veio do Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade, que lançou um aplicativo inédito, o Media Guide MMM, que permite um passeio completo pelas instalações do prédio e suas atrações. Disponível para tablets e smartphones com sistemas iOS e Android, o app pode ser baixado gratuitamente nas lojas App Store e Google Play. O trabalho é inédito já que o mais comum são visitas virtuais mundo afora via internet. No caso do MMM, por ser via aplicativo, as visitas são feita off-line, podendo ser acessadas a qualquer hora e de qualquer lugar.

Além das visitas virtuais, recursos interativos in loco criam uma ligação mais atrativa entre a pessoa e o conhecimento que se quer transmitir. Uma atração à parte no Memorial Minas Gerais Vale, no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, no Museu das Telecomunicações e no Palácio da Liberdade.

NOVAS MÍDIAS
Sempre engajado no universo das novas mídias – prova disso é o excelente aplicativo mobile disponível ao público desde abril – o Circuito Cultural Praça da Liberdade está apresentando o Circuito Aberto – Maratona de formação, que oferece oficinas de experimentação. Nesta quinta-feira será realizado o workshop Cobertura audiovisual colaborativa. A oficina propõe aos participantes aprender, na prática, como conceber, produzir e difundir conteúdos audiovisuais em novas mídias de forma instantânea. Os selecionados vão compor a equipe da TV Cocriativa na cobertura de quatro ações do projeto. As inscrições estão sendo realizadas pela internet e haverá outras duas edições no ano que vem, nos dias  8 e 19 de janeiro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)