(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Sites, aplicativos e criações de baixo custo são vedetes na Tecnofeira 2013


postado em 21/11/2013 10:40 / atualizado em 21/11/2013 11:16

Silas Scalioni

Para quem gosta de acompanhar o que os jovens mineiros andam fazendo em termos de tecnologia, vale a pena ir amanhã e sábado ao Minascentro para visitar a Tecnofeira 2013. Em sua 20ª edição, a feira apresenta 57 projetos tecnológicos entre sites, softwares e aplicativos, com soluções para diversos setores, como empresarial, entretenimento, turismo, responsabilidade social, educação, comércio e prestação de serviços e saúde. Todos os trabalhos foram idealizados e desenvolvidos por 450 alunos do terceiro ano, como projeto de conclusão do curso técnico em informática, do Colégio Cotemig.

Os projetos  têm como características a criatividade e o baixo custo de implantação.  O estudante Pedro Augusto Dutra Miranda, é o líder do grupo que criou um site para quem quer comprar produtos tecnológicos e deseja pesquisar informações, comparando tipos similares de várias marcas. No espaço, é possível conhecer especificações técnicas e consultar notas dadas por usuários em vários aspectos, como custo beneficio, qualidade, design. O site evita que o usuário tenha de percorrer vários endereços na internet em busca do que quer, tornando a pesquisa mais ágil e prática.

Outra equipe que deve se destacar é a de Heitor Augusto Vieira, que criou um jogo no estilo Power defense, desenvolvido para PC e celulares, com sistema operacional Android e Windows Phone. O jogador é um cientista que tem de proteger a sua torre controlando um exército de robôs contra o ataque de um feiticeiro e seus zumbis.

Descarte eletrônico

Já o grupo liderado por Thiago Luiz Santos desenvolveu um site para orientar pessoas que não entendem de tecnologia e auxiliá-las no planejamento e montagem de um computador que atenda suas necessidades. A página tem informações sobre peças, além de comentários de lojas e de outros consumidores. Os componentes são avaliados, facilitando a escolha. Ao final da montagem, o usuário pode procurar a peças nas lojas cadastradas no site ou solicitar um orçamento em uma loja física.

Já a equipe liderada por Guilherme Menezes criou um sistema de localização que funciona onde o GPS geralmente falha, como em estacionamentos e shoppings. Ele utiliza os recursos internos do próprio aparelho para fazer a localização dos ambientes.

Durante a feira, o Cotemig vai instalar coletores de lixo eletrônico e fará uma campanha de conscientização nas proximidades do Minascentro, a exemplo do trabalho que já é realizado permanentemente no entorno das unidades Cotemig Floresta e Barroca. Quem quiser poderá fazer o descarte de baterias, celulares, computadores e outros resíduos eletrônicos no local. Os materiais recolhidos serão enviados para a E-Mile, empresa parceira do Grupo Cotemig e pioneira em reciclagem de lixo eletrônico.

Importante contribuição

A Tecnofeira nasceu em 1993 como forma de proporcionar aos estudantes do Cotemig maior vivência prática e mercadológica. Hoje, 20 anos depois, além de cumprir essa função,  contribui para o fortalecimento do setor de TI no mercado mineiro ao reunir profissionais de informática, empresários e educadores para troca de experiências. A feira tem entrada franca e, de acordo com o seu coordenador, Maurício Ribeiro, foram investidos este ano, pelo Cotemig, cerca de R$ 170 mil para sua realização.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)