(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Invenções que usam computação de alta performance prometem revolucionar o cotidiano

Projeto da Intel reúne histórias que permitem vislumbrar possíveis cenários do futuro imediato


postado em 14/11/2013 11:30 / atualizado em 14/11/2013 10:32

Shirley Pacelli

Florianópolis – “O café estava pronto quando acordei. A cafeteira tinha uma programação inteligente; ela se ligava ao despertador do meu celular e, quando eu o desativava, ela começava seu trabalho”. O trecho anterior foi retirado de um conto de Alexandre Oliveira Silva dos Santos, no livro Um dia da minha vida em 2025, do Tomorrow Project Anthology (https://br.tomorrow-projects.com), da Intel. O projeto reúne histórias que permitem vislumbrar possíveis cenários do futuro imediato. As especulações dão destaque à tecnologia, mas não negligenciam o elemento humano, que é fundamental.

Segundo estudo apresentado no Intel Press Summit, realizado em Florianópolis (SC), os brasileiros demonstram otimismo em relação à inovação, mas são cautelosos no uso excessivo da tecnologia. A pesquisa Intel Global Innovation Barometer, da Penn Schoen Berland, ouviu 12 mil pessoas, em oito países, entre eles o Brasil. Nove em cada 10 brasileiros acreditam que a tecnologia torna sua vida mais fácil e que a inovação tecnológica tem efeito positivo na sociedade.

A educação e a saúde concentram as maiores expectativas por inovação por parte dos brasileiros. A ideia de que a tecnologia pode melhorar a qualidade da educação é universal no país, com 96% de respostas positivas. As expectativas dos brasileiros em relação à inovação urbana estão concentradas em agilizar o deslocamento (51%), reduzir o tráfego (48%) e melhorar o meio ambiente (42%). Eles esperam ainda que a tecnologia reduza o custo de gerenciamento das cidades.

Durante o evento, Steve Long, presidente da Intel América Latina, destacou que o importante não é a tecnologia, mas o que se faz com ela – como os indivíduos são impactados. “O que nós estamos tentando fazer é tocar, enriquecer e conectar a vida das pessoas. Com todos esses dispositivos, a mobilidade física é o benefício óbvio. Mas por meio deles é possível também fazer a mobilidade social”, afirma.

Nesta edição você vai conferir algumas das novidades tecnológicas que podem alterar a vida dos brasileiros a partir do ano que vem. Tablets especiais para as salas de aula, mãos robóticas – que podem levantar toneladas – controladas remotamente e transponders para veículos que prometem solucionar o caos no trânsito são a aposta da Intel. Descubra ainda quais são os novos dispositivos híbridos, mescla de tablets com notebooks, disponíveis no mercado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)