(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Windows 8.1 tem poucas mudanças, mas para melhor

O botão Iniciar, que havia sumido no Win 8, está de volta na versão 8.1, atendendo aos apelos de usuários que não trabalham com telas touch. Saiba como baixar as atualizações


postado em 31/10/2013 10:00 / atualizado em 31/10/2013 10:18


A primeira grande atualização do Windows 8 apresenta algumas mudanças que, especialmente nas opções de personalização, dão ao usuário um controle maior sobre o sistema. A maior novidade é a possibilidade de iniciá-lo diretamente pela interface tradicional do Windows. E é a mudança que a maioria estava esperando. Após muitos pedidos de usuários, o ícone está de volta ao canto inferior esquerdo da tela principal. Pode não parecer grande coisa, mas a ausência do botão era uma das principais críticas ao Windows 8. Porém, ele não voltou da forma como se esperava. A função dele é a mesma da tecla “Windows”. O botão é apenas um atalho para transportar o usuário da interface tradicional para a nova, que é chamada de Modern e voltada para dispositivos com tela touchscreen. Segundo Pryscila Alves, gerente geral de Windows da Microsoft, as atualizações foram planejadas e devem trazer uma maior padronização dos sistemas de diversos dispositivos, aproximando-se do Windows Phone, por exemplo.

A tela inicial do sistema recebeu novas opções que permitem personalizá-la. É possível agora, por exemplo, dar a ela mais cores e imagens de fundo, podendo-se, inclusive, usar animações. E mais: o fundo do desktop e o da tela inicial pode ficar com os seus blocos dinâmicos iguais. E, para evitar que por acidente você venha a reorganizar a tela ao passar o mouse ou os dedos sobre esses blocos, a tela inicial tem agora novos tamanhos de ícones, que podem ser ordenados com facilidade ao se clicar com o botão direito. Podem-se, também, agrupar diversos ícones simultaneamente para redimensionar, desinstalar ou arranjá-los. E a edição de grupos de apps ficou mais simples: para não encher a tela inicial, ao instalar um aplicativo da Windows Store, ele não é automaticamente adicionado à tela inicial.

Busca e configuração

Dentro das modificações do sistema, a ferramenta de busca foi redesenhada, embora continue simples. Ficou mais eficiente e abrangente, uma vez que consegue fazer pesquisa pela web, em arquivos locais e nas contas do SkyDrive. E agora, ao ser acessada pelo desktop, a busca não mais redireciona para a tela inicial, mas para uma outra sobreposta ao PC, apresentando novos resultados.

Também o sistema de edição de configurações melhorou. Em Win 8 precisava-se abrir a tela inicial e, logo depois, o Painel de Controle para fazer modificações. Já na nova versão do sistema, elas ficam à disposição na tela inicial, sem necessitar de um passo intermediário.

Aplicativos e explorer

Antes da atualização, quando se ocupava a tela com duas aplicações, os aplicativos ficavam com proporções desiguais (a divisão da tela não se fazia de forma igual, ficando um dos aplicativos em tamanho superior ao outro). A Microsoft, agora, eliminou essa restrição, permitindo, assim, que você possa dividir a tela na proporção que desejar. Ou seja, o espaço disponível pode ser usado de acordo com a necessidade de cada um. E no Windows 8.1 o SkyDrive foi inteiramente integrado ao sistema. Assim, a versão atualizada permite agora salvar arquivos direto no serviço, acessar arquivos de forma off-line, além de possibilitar o envio das edições ao ficar on-line.

Mais novidades? Pois bem, Windows 8.1 passa a oferecer o Internet Explorer 11 com várias melhorias, entre elas destacam-se a possibilidade de abrir até 100 abas ao mesmo tempo por janela, processo mais facilitado de troca de abas, reconhecimento de toque melhorado, como também a barra de endereços, melhor uso de memória e, completando, uma boa tela de leitura que exibe o texto da internet de forma mais clara e bonita e em tela cheia, o que serve para facilitar a leitura.

Como fazer seu download

Preparado para fazer a atualização do seu sistema operacional? Pois bem, ela é gratuita e pode ser feita a partir da Windows Store. Veja como fazer:
1) Vá para a tela Iniciar do sistema e clique no bloco Store.
2) Abrindo, toque ou clique em atualização Windows 8.1 ou Windows RT 8.1. Se a atualização não for exibida na tela Iniciar da Store, o seu sistema precisará ser atualizado via Windows Update ou então o seu Windows 8 instalado realmente não pode ser atualizado por ser uma versão beta teste, por exemplo.
3) Se tudo estiver OK, toque ou clique em Baixar.
4) A atualização será feita em segundo plano, enquanto você usa seu PC para fazer outras coisas. O instalador verifica se há espaço em disco suficiente, se os aplicativos e dispositivos funcionarão com o Windows 8.1 ou Windows RT 8.1 e se você tem todas as atualizações necessárias. Em alguns casos, o instalador poderá encontrar algo que o usuário deve saber e se prevenir antes de continuar a instalação. Se isso ocorrer, será exibida uma mensagem dizendo o que deve ser feito.
5) Se a instalação for interrompida por qualquer razão, é possível reiniciá-la a partir de onde parou, voltando à Store e baixando-a novamente.

Prepare seu PC
Antes de baixar Windows 8.1, é importante tomar algumas providências para que o processo transcorra normalmente e para que não haja surpresas desagradáveis:
1) Fazer backup de tudo. Apesar de seus arquivos e aplicativos continuarem depois da atualização, é importante ter tudo gravado em uma mídia externa, como um pen drive, para evitar a possibilidade de alguma perda. Isso pode ser feito pela Configuração dos Históricos de Arquivos.
2) Conecte seu laptop ou tablet à energia. É importante manter o computador ligado durante todo o processo, porque, se ele for desligado antes da conclusão, as atualizações não poderão ser instaladas corretamente. Não confie somente na bateria do dispositivo.
3) Conecte-se à internet. Isso não é inteiramente necessário, mas é recomendável até que a atualização seja completada. Se você não fizer isso, será preciso conectar-se novamente para concluir a configuração mais tarde e a instalação levará mais tempo.
4) Receba as últimas atualizações importantes. Há algumas atualizações de que você pode precisar antes de instalar Windows 8.1. Na maioria dos casos, as últimas atualizações serão instaladas automaticamente via WindowsUpdate. Mas, se você não tiver as atualizações automáticas ativadas e precisar verificar as atualizações manualmente, ou se gostaria de verificar quando as últimas atualizações foram instaladas, é possível fazer isso a partir do WindowsUpdate, no Painel de Controle do seu sistema Windows ou pelo link windowsupdate.microsoft.com.

(foto: MICROSOFT/DIVULGAÇÃO)
(foto: MICROSOFT/DIVULGAÇÃO)
TRÊS PERGUNTAS PARA...
. Pryscila Alves
. gerente geral de Windows da Microsoft
A atualização do sistema aconteceu por causa de reclamações de usuários em relação ao Windows 8?
Não. A atualização já era prevista quando o Windows 8 foi criado. O processo é semelhante ao que ocorre com aplicativos para smartphones, por exemplo. As mudanças, por sua vez, foram planejadas de acordo com as demandas do público, como a volta do botão iniciar.

Quais os pontos principais da mudança do novo sistema?
Acredito que a principal vantagem do novo sistema seja a comunicação entre diferentes dispositivos. Tablets, notebooks e desktops usarão a mesma plataforma, o que facilita o uso por parte dos clientes. Além disso, a personalização aumentou, deixando a interface mais agradável a cada usuário.

Qual é o custo dessa mudança para o usuário?
Os usuários do Windows 8 podem fazer a atualização gratuita diretamente no site da Microsoft, de forma parecida com atualizações de aplicativos, sem ser obrigatório fazer um backup dos arquivos e programas. Quem tem versões anteriores ao Windows 8 deverá comprar o novo pacote, que custa entre R$ 410 e R$ 699, sem, nesse caso, se esquecer de fazer um backup dos documentos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)