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Estado de Minas

Fabricantes anunciam a produção de consoles no Brasil e jogos com tradução para o português

Microsoft confirma que o Xbox One, o novo console da empresa, será produzido no Brasil


postado em 31/10/2013 10:00 / atualizado em 31/10/2013 09:52

A busca de consoles da geração atual (PlayStation 3 e Xbox 360) no Brasil aumentou em 100% após o início da produção nacional. Essas foram apenas as primeiras iniciativas tomadas por empresas de games para ganhar a confiança do consumidor brasileiro. Tanto é assim que a Microsoft confirmou, na Brasil Game Show (BGS) – maior evento de games da América Latina, encerrada terça-feira –, os rumores da semana passada: o Xbox One, o novo console da empresa, será produzido por aqui.

Com ele, lançamentos exclusivos da gigante da informática serão vendidos com tradução completa em português brasileiro. “A empresa acredita no potencial do país e investe na fabricação local com o objetivo de levar uma opção completa de entretenimento para as famílias brasileiras a um preço acessível”, explicou o diretor de Vendas e Marketing para Varejo da Microsoft Brasil, Francisco Simon. O console chega em 22 de dezembro por R$ 2,2 mil.

A Sony, por sua vez, tenta correr atrás para reverter o “prejuízo”. Isso porque o anúncio do preço do PlayStation 4 (R$ 4 mil) gerou uma resposta negativa dos consumidores brasileiros. Mas, se depender de Mark Stanley, gerente geral da empresa na América Latina, isso será por pouco tempo. “Não vamos descansar até que o valor do PS4 seja acessível ao público”, disse logo no início da coletiva da companhia na BGS.

Uma demonstração de que o mercado brasileiro de games está com toda a força é bem representada na história de Chris Lee, diretor de Produtos da Nurigo Games. O sul-coreano decidiu, com alguns sócios, migrar da Coreia do Sul (considerado um dos países com o maior público de jogos do mundo) para o Brasil. “Escolhemos ficar aqui, pois já estudávamos o mercado havia algum tempo – especialmente o de títulos on-line –, e vimos nele um grande potencial”, disse.

Para Chris, a adaptação à indústria brasileira foi difícil por conta da necessidade de acelerar os projetos, que era impedida pela diferença cultural entre os dois países. No entanto, o entendimento do mercado e a capacidade da equipe foram essenciais para o sucesso do projeto. O lançamento da empresa de Lee se chama Battle Nations 1944 e traz como contexto a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. “É uma chance de vocês vivenciarem a sua história no nosso game”, explica.

Em português

“Três anos atrás tínhamos 3,5 mil pontos de venda de jogos no Brasil. Hoje, já são cerca de 5 mil”, comenta Bertrand Chaverot, diretor da Ubisoft na América Latina. A empresa, inclusive, é uma das que mais têm investindo em localização de conteúdo por aqui – como foi com os títulos Rayman legends e Far cry 3. “Hoje temos um mercado de um tamanho mundial, o que justifica a tradução de nossos jogos aqui. O público brasileiro merece isso.”

Um estudo da GfK, divulgado durante a BGS, ilustra bem o que Bertrand Chaverot afirma. Só em títulos de jogos lançados, foi um crescimento de 30% entre 2011 e 2012, de 1.221 a 1.582. De janeiro a setembro, os games no Brasil venderam 24,4% a mais do que no mesmo período do ano passado.

Segundo Oliver Romerscheidt, diretor de Negócios da GfK, o país vai de encontro ao que acontece no resto do mundo. “Mesmo com preços elevados, o Brasil cresce. Já algumas regiões da Europa estão com números negativos”, explicou.


TRÊS PERGUNTAS PARA...
. Marcelo Tavares
. criador da Brasil Game Show
A indústria de games no país está em franca aceleração. Como o senhor avalia esse mercado brasileiro?
Acho que alguns fatores foram importantes para isso ocorrer. Primeiro, o mercado sofreu uma desaceleração, principalmente nos Estados Unidos, na Ásia e na Europa. Essa crise internacional impactou negativamente no setor de games, pois, ao desacelerar lá fora, as empresas tiveram de encontrar em novas regiões a possibilidade de crescimento e até de compensação para essas perdas. Assim, surgiu a América Latina, que tinha uma demanda reprimida há anos, e o Brasil, claro, como o principal país. Os primeiros exemplos, no caso da Microsoft com o Xbox, e outras empresas aqui, como Warner, Ubisoft e EA, mostraram que, se a gente conseguisse reduzir um pouco os valores, traduzir os jogos para o português, ter conteúdo e eventos, seria possível mudar esse cenário. Exemplo disso é que hoje somos o mercado que mais cresce no mundo, duas, até três vezes mais do que os outros. E a tendência é de que isso continue.

Depois de seis edições, qual é o maior legado da Brasil Game Show?
Acho que a gente conseguiu colocar o Brasil não só em pé de igualdade, como também conseguimos mostrar que o país é um território que merece atenção total de todos. Hoje, temos cerca de mil executivos de fora visitando a feira, e eles percebem a força do mercado. Alguns ficam realmente boquiabertos, porque não imaginam o tamanho que é. E quem percebe vê a grandeza e pensa: “Temos que investir lá”. Creio que esse seja o grande legado do evento.

Como é receber, com exclusividade, uma nova geração no evento?
Vemos isso com muito bons olhos e conseguimos enxergar o destaque e a força que o evento ganhou. Você pode testar esses novos aparelhos e dezenas de jogos, consegue reunir um volume de conteúdo e ter uma data específica para acompanhar tudo. Acho que a gente merece, tem direito, e esse tipo de exposição não pode acontecer só lá fora. Hoje, estamos entre os três maiores do mundo.

LINHA DO TEMPO
2006

» É lançado o PlayStation 3 no Japão e nos Estados Unidos. No Brasil, o Nintendo Wii e o Xbox 360 vão para as lojas brasileiras, por R$ 2.400 e R$ 2.999, respectivamente. Os preços de ambos os aparelhos norte-americanos foram de US$ 250 e US$ 399 no primeiro dia.

2009
» O PlayStation 2 é finalmente lançado oficialmente no Brasil, nove anos após a América do Norte.

2010
» O PlayStation 3 é lançado oficialmente no Brasil por R$ 1.999, quatro anos depois da apresentação oficial nos EUA. Acontece a primeira edição da Brasil Game Show, com 4 mil visitantes.

2012
» Games de empresas como Ubisoft, Warner Games e Activision ganham cada vez mais legendas, traduções de menus e até dublagens em português. Mercado tem movimentação de R$ 1 bilhão e crescimento de 43% em relação ao ano anterior. Produção do Xbox 360 em Manaus já tem um ano. BGS tem mais de 100 mil visitantes.

2013
» Brasil recebe PlayStation 4 e Xbox One com pouco tempo de diferença em relação ao mercado norte-americano. Produção do Xbox One no Brasil, em Manaus, é oficialmente anunciada.


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