(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

É hoje!


postado em 17/10/2013 00:12 / atualizado em 17/10/2013 13:31

B.Piropo

 

Consta que em uma palestra sobre alimentação o palestrante solicitou ao auditório lotado: “Me ajudem a fazer uma pesquisa. Vamos lá: quem come maçã regularmente uma ou mais vezes por dia levante o braço”. Um ou dois gatos pingados se manifestaram. “Três vezes por semana?” insistiu. Aí talvez pouco mais de uma dezena dos presentes alçou o braço. “Uma ou duas vezes por semana?”, voltou o palestrante a indagar, e dessa vez quase a metade do auditório se apresentou. “E até duas vezes por mês?”. O número de braços levantado reduziu-se. E, por fim, perguntou o palestrante: “E uma vez por ano?”. Nesse ponto apenas um senhor em plena melhor idade (se pego quem inventou esta expressão, eu mato) levantou o braço, pôs-se de pé e bradou animadamente, com um largo sorriso nos lábios e um inegável ar de felicidade, batendo no peito: “Eu, aqui atrás! Eu, eu...”.

O palestrante estranhou a alegria e perguntou: “Mas meu caro senhor, se é apenas uma vez por ano, por que tanta animação?”. E o velhote, cada vez mais animado, gritou lá do fundo do auditório: “Porque é hoje! É hoje!”.

Faz sentido...Bem, no “causo” original o tema da palestra não era alimentação e a pergunta não era sobre a frequência com que se come maçã, mas sobre uma atividade biblicamente similar. Porém, levando em conta o caráter sisudo destas páginas (menos de minha coluna, que nunca foi flor que se cheire), decidi usar uma metáfora. Mas acho que meus preclaros leitores entenderam.O que provavelmente não entenderam é por que cargas d’água um causo como esse abre uma coluna sobre informática.

Perdão: talvez um ou outro tenha entendido. E, esses, sou capaz de apostar, são todos usuários de Windows 8. Que entenderam a ligação entre uma coisa e outra porque, se a Microsoft não mudou seu planejamento e se tudo correu nos conformes, já sabem quando instalar em suas máquinas o tão ardentemente esperado Windows 8.1.

É HOJE!!!!!!!

Sim, porque está marcada para hoje às 4h de Redmond, Seattle, onde fica a sede mundial da MS (ou 8h pelo horário de Brasília), a liberação da versão final de Windows 8.1 que pode, inclusive, ser “baixada” da Loja Windows e instalada graciosamente nas máquinas que usam Windows 8. Para as demais, pode-se baixar uma imagem ISO de um disco de instalação que faz o “upgrade” de Windows 7 mantendo os arquivos e programas do usuário. Sobre Windows Vista ou XP, pode ser instalado a partir do zero, removendo dados e programas. Mas, nesse caso, há que pagar (no Brasil, ainda segundo a MS, R$ 410 pela versão simples e R$ 699 pela Pro).

Repetindo, para deixar claro: se você tem Windows 8 em sua máquina, pode clicar no ícone da Loja Windows na tela inicial, baixar a atualização do sistema e instalar, sem custo, o novo Windows 8.1 na versão correspondente à sua (simples ou Pro).

E vale a pena? Bem, se você ainda usa Windows 7, Vista ou XP, essa pergunta renderia uma longa discussão cheia de prós e contras mas que, no fundo, dependeria exclusivamente de gosto pessoal (e da disponibilidade financeira, porque o produto não é barato). Mas se você já tem instalada em sua máquina a versão Windows 8.1, seja a simples, seja a Pro, não há o que discutir: instale imediatamente.

Primeiro por que a MS apenas oferecerá suporte ao Windows 8 por um tempo limitado (até outubro de 2015). Depois, por que é de graça. E além disso tudo, é muito, mas muito melhor. Inclusive e principalmente no que toca à facilidade de operação. Pois, entre (muitas) outras boas novidades, traz de volta o tão reclamado botão Iniciar e permite inicializar a máquina “pulando” a tela inicial e partindo diretamente para a área de trabalho.

Voltaremos ao Windows 8.1 brevemente. Mas se você quiser mais detalhes sobre ele, sobre novas funções e liberação da versão, inclusive apreciar um vídeo interessante, leia o artigo de João Lopes para o site luso “Revolução Digital”. E, entrementes, não esqueça: É HOJE!


PERGUNTE AO PIROPO
Recuperando o perfil

Enquanto aguardo a abertura da área de trabalho aparece a mensagem: “O local não está disponível: refere-se a um local não disponível ...”. Depois a área de trabalho abre com os ícones: biblioteca, meu computador, rede, painel de controle e grupo doméstico. Se clico em biblioteca, trava o computador. Ao reiniciá-lo, a área de trabalho volta com as fontes desconfiguradas. O micro é um Dell Inspiron. Vários técnicos da cidade tentaram resolver o problema sem resultado.

Everaldo Santos – MG

A mensagem aparece porque Windows não consegue acesso ao arquivo de suas configurações (perfil de usuário), que deve ter se corrompido. Por isso cria um perfil temporário e o carrega. Se o problema é recente você poderá resolvê-lo restaurando o sistema para um ponto anterior à sua manifestação (em Win7: botão Iniciar, depois Todos os programas, depois Acessórios, depois Ferramentas do sistema e então Restauração do sistema). Se isso não resolver, você poderá usar o disco de recuperação do sistema que deve ter sido fornecido com seu computador para fazê-lo retornar ao estado original. Mas perderá os programas instalados a partir de então. Lamento não ter espaço para um procedimento passo a passo, mas talvez um técnico possa ajudá-lo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)