(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Mercado da 'xeretagem' cresce com ferramentas de investigação

Empresas enxergam filão e lançam ferramentas para facilitar a vida dos investigadores da vida alheia. Inspirado na espionagem americana, aplicativo brasileiro tem nome de delator


postado em 03/10/2013 10:15 / atualizado em 03/10/2013 11:11

Criador do Namoro Fake e do Fidelidade Face, Flavio Estevam agora ataca com FaceX9(foto: SHIRLEY PACELLI/EM/D.A PRESS)
Criador do Namoro Fake e do Fidelidade Face, Flavio Estevam agora ataca com FaceX9 (foto: SHIRLEY PACELLI/EM/D.A PRESS)
Em um “momento Obama”, como ele próprio define, Flavio Estevam, de 32 anos, criador dos polêmicos sites Namorofake.com.br e fidelidadeface.com ,teve a ideia do FaceX9 (facex9.com), juntamente com o sócio Evandro Magalhães, de 25. O site, lançado há 20 dias, permite o acompanhamento em tempo real do que os amigos estão fazendo no Facebook, além de pesquisar todo o histórico das atividades de forma prática.


“Há cerca de sete meses, uma amiga ciumenta e desconfiada do namorado me procurou perguntando se conhecia alguma ferramenta com que ela pudesse monitorar o perfil dele. Naquele momento apenas respondi ‘não’. Recentemente, com tantas notícias sobre a espionagem da NSA dos Estados Unidos, me lembrei daquela conversa e decidi desenvolver uma ferramenta ‘NSA’ para a rede social”, conta Estevam.

O FaceX9 funciona como um navegador, sem interferência no funcionamento normal do Facebook, não infringindo nenhuma regra nem invadindo informações privadas de outros usuários, segundo os criadores. A ferramenta registra as atividades das últimas 24 horas dos contatos no computador do cliente. No programa ele terá acesso a vários filtros de pesquisa que permitem buscar, por exemplo, tudo o que o filho curtiu no fim de semana em que não o acompanhou em tempo real ou quais posts o(a) namorado(a) comentou no último dia.

Mas que graça a novidade tem para os stalkers (perseguidores, vigias) de plantão, já que permite a visualização só de conteúdo dos seus próprios contatos e se já existe uma funcionalidade parecida no site – o “Melhores amigos”? Segundo Stevam, o recurso da rede de Mark Zuckerberg não oferece busca personalizada e limita a alguns poucos amigos. “O FaceX9 é uma ferramenta de busca que o Facebook não oferece aos usuários. Você pode criar uma Big Data (grande armazenamento de dados com maior velocidade) dos seus amigos”.

Vale lembrar que Zuckerberg lançou no início do ano o Graph Search, versão de teste de uma busca personalizada dentro do site. Com o sistema de buscas, será possível combinar frases (por exemplo: meus amigos de Belo Horizonte que gostam de rock), para encontrar conteúdo compartilhado na rede. Por enquanto, a funcionalidade só está disponível para quem usa a conta em inglês.

FOCO

O FaceX9 já tem cerca de 2,6 mil usuários. Entre eles, há as pessoas que querem monitorar amigos, namorados (as) e filhos; os autônomos, que procuram demanda para seus serviços por meio da busca de palavras-chave, e as empresas, que monitoram clientes. Mas Estevam diz que o foco principal são os profissionais e empresas. “Nosso objetivo é aprimorar a ferramenta para que traga aos usuários uma maior produtividade e lucro. Por meio do FaceX9 será possível identificar o melhor horário para sua postagem e qual o melhor conteúdo a ser postado”, afirma.

O empresário não tem medo de que seu produto incentive a obsessão pela xeretagem. “Estamos sendo vigiados na internet, câmeras, microfones e satélites. Já estamos acostumados. Muitas pessoas ainda não sabem, mas, quando clicam em alguma propaganda, estão sendo monitorados pelo Google, que vai colocar esse produto em quase todos os sites que acessarem”, afirma.

A versão atual do serviço está disponível para um teste gratuito de três dias e a contratação da licença de uso recorrente é de R$ 9,90 ao mês, com planos de desconto para assinaturas trimestrais ou semestrais. Estevam assegura que o site chamou a atenção de investidores e está em negociação para lançar uma versão nos Estados Unidos.


CANDIDATOS AO DIVA
No Namoro Fake é possível contratar falsas namoradas para fazer ciúme ou simular que é conquistador. No Fidelidade Face, o usuário contrata profissionais femininos e masculinos para testar a lealdade de seu parceiro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)