(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Vídeos na posição certa


postado em 11/07/2013 09:05 / atualizado em 11/07/2013 09:06

José Antônio Ramalho

 

Cada vez mais os usuários de telefones celulares utilizam os recursos de câmera do aparelho para registrar momentos do seu cotidiano. A maioria tira muitas fotos horizontais e verticais sem se dar conta que o software do aparelho permite girar automaticamente a imagem para visualização. Quando o assunto é vídeo, a coisa muda de figura. Os vídeos num celular devem ser capturados com o telefone sempre na horizontal.

Acontece que muitas vezes nos esquecemos e fazemos a gravação do filme com o aparelho na vertical. Na hora de exibir o vídeo no próprio celular, não há problema, pois você gira o telefone no sentido que o vídeo foi capturado.

O problema começa se você transfere o filme para o computador ou deseja assistir a ele na TV diretamente do celular. Aí começa o festival do torcicolos, pois o vídeo aparecerá deitado na tela, obrigando os expectadores a inclinarem os pescoços para o lado de forma a poder ter uma melhor visualização. Este problema pode ser facilmente contornado com o programa Free Video Flip and Rotate, disponível em https://ow.ly/mNbew.

Após baixar o programa, que é gratuito, faça a instalação, mas preste atenção em todas as fases do processo, pois o fabricante sempre oferece a instalação de programas extras, barras para o navegador, que normalmente são aborrecimentos futuros. Basta desmarcar os itens e prosseguir com a instalação.

O funcionamento é bastante simples. Você deve escolher o vídeo de origem clicando no botão com três pontinhos no campo Arquivo de Entrada. Em seguida você clica num dos ícones de direção que estão na parte de baixo da tela para posicionar o vídeo corretamente. Note que também é possível espelhar o vídeo, ou seja, inverter o vídeo da esquerda para a direita, por exemplo.

Uma vez escolhida a posição correta do vídeo basta pressionar o botão Salvar Vídeo. Como padrão, ele é gravado na mesma pasta do vídeo original com um número acrescentado ao final do nome, mas você pode escolher outra pasta no campo Arquivo de Saída. Alguns vídeos, depois de convertidos podem ter problemas de visualização no Windows Media Player, mas, se você instalar o programa VLC Media Player, disponível nos sites de download, não terá problema algum em visualizar a conversão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)