(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Teste a velocidade da sua internet


postado em 04/07/2013 08:58 / atualizado em 04/07/2013 13:15

José Antônio Ramalho

(foto: Site Speed of me/Reprodução da internet)
(foto: Site Speed of me/Reprodução da internet)
Os provedores de acesso à internet oferecem velocidades cada vez maiores para se conectar à rede mundial de computadores, mas, em muitos casos, 10Mb de velocidade podem parecer uma carroça. Inúmeros fatores contribuem para a diminuição da velocidade. Na hora de reclamar com o seu provedor, é bom você estar preparado com argumentos que embasem sua reclamação, até mesmo para o caso de você decidir procurar um órgão de defesa do consumidor.

Medir a velocidade de acesso não é difícil. Há vários softwares e serviçoes on-line que fazem essa medição. O site https://speedof.me é uma boa opção. Ele é escrito totalmente em HTML 5, o que significa que pode ser executado em qualquer micro ou dispositivo móvel, como tablets e celulares.

Ele mede a velocidade de download e upload de arquivos indicando quantos Mb (megabits) estão trafegando por segundo em sua conexão. Seu funcionamento não poderia ser mais simples: basta pressionar o botão Start Test e você verá um gráfico mostrando a evolução do teste. Ao final, são exibidas as velocidades de envio e recebimento de arquivos. O serviço funciona em qualquer navegador, mas o fabricante recomenda o Firefox, o Chrome e o Safari. No Internet Explorer, algumas restrições impedem a avaliação da velocidade de upload.

Uma vez feito o teste, você pode compartilhar o resultado nas principais redes sociais, como o Facebook, Twitter, Google+ ou enviar por e-mail. Clicando no botão mais, o resultado pode ser compartilhado em mais de 300 redes sociais.

Se você quiser manter um registro de como se comporta sua internet ao longo do dia, faça vários testes e ao final de cada um envie um e-mail para si mesmo. O site encaminha no corpo da mensagem um link da imagem com o resultado gráfico da análise. Conhecendo melhor como a velocidade de conexão funciona ao longo do dia, você pode planejar melhor os horários para fazer downloads.

Ao realizar o teste, tenha certeza de que você não tem nenhum download em andamento nem esteja com outras janelas do navegador aberto, para poder ter um resultado mais preciso.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)