(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Legenda para seus vídeos


postado em 27/06/2013 00:12 / atualizado em 27/06/2013 12:32

Se você cria e posta vídeos no YouTube ou outro serviço de armazenamento de vídeos na internet, é bem provável que o faça com áudio em português. Muitos usuários de outros países possivelmente não assistem ao seu vídeo por não entender o que está sendo dito. Uma sugestão para aumentar sua audiência é adicionar legenda a eles antes de fazer o upload.

Colocar legendas em um vídeo é mais simples do que você imagina. Alguns programas gratuitos permitem a criação delas sincronizadas com as imagens. Um exemplo é o DivXland Media Subtitler, disponível em https://bit.ly/zVMIwo. Na parte direita da tela, você exibe o vídeo que será legendado. Na parte esquerda, cria o texto das legendas e aplica ao vídeo. Abra-o no Media Subtitler.

Clique em “Arquivo”, em seguida em “Abrir video” (Ctrl+P) e selecione o conteúdo que deseja legendar. Clique em “Arquivo” e em “Nova Legenda” (Ctrl+N). Para criar as legendas, pressione o botão play para ouvir uma frase e pressione o mesmo botão (pause) para interromper o vídeo. Pressione CTRL-A. Uma janela para digitação do texto será aberta. Escreva-o e pressione o botão OK. Você verá que o texto aparecerá no painel da esquerda.

Repita o procedimento para todas as falas do vídeo, ou seja, você escuta a próxima frase e depois cria o texto. Quando terminar de escrever a última legenda, você terá todo o texto, mas ele ainda não estará sincronizado com o vídeo. Para fazer isso, selecione a primeira frase no painel da esquerda e clique no item “Pressionar” e segurar no painel “Modo de legenda”, que fica abaixo do vídeo.

Esse método funciona da seguinte forma: você pressiona o botão play para executar o vídeo. Quando começar a fala, clique e mantenha pressionado o botão “Aplicar”, até que o texto daquela frase tenha sido falado. Aí, solte o botão. Repita esse procedimento para todas as falas. Para exibir o vídeo e testar a sincronização, selecione o item “Somente pré-visualização”. Clique no botão Play. Enquanto o vídeo é exibido no modo de visualização, aparece uma faixa preta, mas ela não será exibida durante a execução do vídeo.

Se você notar que alguma legenda está fora do ponto, selecione o seu texto e coloque o vídeo alguns segundos antes da fala. Pressione “Play” e use o botão “Aplicar para sincronizar o texto”. Depois de criar os textos com as falas dos personagens, clique em “Arquivo” e em seguida em “Salvar”. Nesse momento será exibida uma janela onde você deverá selecionar o formato da legenda. Pode selecionar o formato “SubRip (SRT)”.

Atenção: o nome dado ao arquivo de legenda deve ser exatamente o mesmo do arquivo de vídeo (sem a extensão). Esse arquivo texto deve ficar na mesma pasta do arquivo de vídeo. Players, como o VLC Player, ao detectar o arquivo de legenda, fazem sua exibição automaticamente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)