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Estado de Minas

Empresas investem em ações online criativas e inovadoras

Para garantir sobrevivência dos negócios, empreendedores se adaptam à era digital. Planejamento e monitoramento no ambiente virtual é base de estratégias promocionais


postado em 23/05/2013 13:00 / atualizado em 23/05/2013 13:12

Campanha do Dia dos Namorados, gravada na Praça da Liberdade, se tornou viral no Facebook(foto: YouTube/Reprodução Internet)
Campanha do Dia dos Namorados, gravada na Praça da Liberdade, se tornou viral no Facebook (foto: YouTube/Reprodução Internet)
E de repente os casais de namorados que estão ali se curtindo na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, são surpreendidos por uma mesa posta com taças de vinhos convidando ao brinde e um violinista dando o tom do romance. Nesse dia, o amor transformou BH em Paris. Esse era o mote de uma campanha do Dia dos Namorados de um shopping da capital para divulgar o sorteio de viagens para a França. O vídeo (https://bit.ly/Ln7eUF) foi visto por cerca de 149 mil pessoas no YouTube e foi compartilhado por outros milhares de pessoas no Facebook.


A campanha digital trazia também  os conselhos do excêntrico professor L’Amour, que respondia as dúvidas dos casais apaixonados enviadas por meio do Twitter e do Facebook. A criatividade e inovação da propaganda fizeram com que o público interagisse com a proposta, se sentisse parte dela e compartilhasse pela rede, gerando divulgação para o empreendimento. Cerca de 69% dos internautas brasileiros têm o hábito de “viralizar”. Neste momento, há 1 bilhão de pessoas conversando no mundo por meio das redes sociais. Diante disso, o potencial de marketing virtual é gigantesco e as empresas aos poucos têm aprendido como utilizar esse novo canal a seu favor.

"As informações fluem das pessoas e não das grandes marcas e impérios. É o que está mudando o mundo hoje", Ivo Antonione Coutinho de Melo, diretor de Criação do Núcleo Digital da Solution Comunicação Estratégica (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Ivo Antonione Coutinho de Melo, publicitário de 30 anos e diretor de Criação do Núcleo Digital da Solution Comunicação Estratégica (solutioncom.com.br), é um dos responsáveis pela campanha citada, que ganhou o Prêmio Minas de Comunicação, na categoria Campanha Integrada, em 2012. Ele trabalha há 12 anos na área e diz que esperou pelo momento de conscientização das empresas para a importância do marketing digital. “Ainda existe um resquício de sentimento do tipo ‘minha empresa sobreviveu até aqui sem isso’. Por exemplo, muitos clientes ainda não se antenaram para a importância do mobile para os seus negócios”, conta. Ele explica que a área exige um constante aprendizado e pesquisa, além de muita cabeça aberta para o novo. Estar no meio digital, para ele, é uma questão de adaptar-se para sobreviver. Afinal, as pessoas hoje são mais conectadas e mesmo que seu negócio seja alheio à internet, ele será influenciado por ela porque as pessoas são. “A não ser que resolva ir para uma ilha deserta viver a base de peixe e água de coco (o que não me parece tão ruim), você é influenciado pela internet. E onde as pessoas estão, as marcas devem estar”.

Para ele, em comunicação, os profissionais o tempo todo trabalham com a emoção de quem está sendo impactado. “Não necessariamente uma ‘campanha fofa’ é o caminho do sucesso e da solução de qualquer problema. Pode ser que para um determinado problema o ideal seja despertar o sentimento da dúvida ou do questionamento”, explica. Melo conta que há clientes que chegam pedindo virais, mas explica que isso não é um produto a ser criado. Para ele, tudo é consequência do trabalho árduo. Muito esforço e verba podem ser jogados fora caso o profissional insista em basear uma campanha em um viral em potencial. “As pessoas são feitas de emoções e sentimentos, e o ato de ‘viralizar’ algo quer dizer que aquilo o tocou ou vai tocar alguém que conhece. E pra isso não tem fórmula. Se houvesse, perderia a graça, não é mesmo?”

O diretor diz que o ponto crucial é acertar a emoção e, no caso das redes sociais, lançar a ideia no momento certo. Melo explica que é tudo muito dinâmico nesse universo – “ícones são criados, endeusados e derrubados em questão de um dia apenas”. O que é certo, segundo ele, é a necessidade de planejar e mapear as ações e, depois de executadas, fazer o monitoramento. “As informações fluem das pessoas e não das grandes marcas e impérios, é o que está mudando o mundo hoje”, afirma. Segundo o diretor, é preciso entender mais de pessoas do que de tecnologia. A tecnologia é um meio, não o fim.

Thiago Miqueri conta que o negócio cresceu mais de 50% nos últimos três anos(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Thiago Miqueri conta que o negócio cresceu mais de 50% nos últimos três anos (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
AMADURECIMENTO
Criada há 10 anos, a Plan B (planb.com.br), agência de comunicação, acompanhou o amadurecimento do mercado. “Cada vez mais, as ações digitais estão presentes nos diversos segmentos. Elas têm um caráter estratégico e entregam resultados”, explica Thiago Miqueri, um dos sócios da agência. O negócio cresceu mais de 50% nos últimos três anos – a sede, que era de 27 metros quadrados e quatro sócios, passou a ter 400 metros quadrados e uma equipe de 60 pessoas.

A empresa tem profissionais de mídia, tecnologia, design, social media e redação. Para cada trabalho é formada uma equipe multidisciplinar. O sócio explica que os clientes têm demandas específicas, mas que busca sempre firmar uma parceria a longo prazo. Segundo Miqueri, é preciso planejar e definir a estratégia de atuação. Cada objetivo gera um indicador de performance para a apresentação dos resultados aos clientes. “O cuidado da empresas em estreitar o relacionamento com seu público faz que ele seja embaixador da marca nas redes sociais”, afirma.


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