(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Físico Hawking boicotará conferência em Israel


postado em 08/05/2013 10:57

JERUSALÉM - O famoso físico britânico Stephen Hawking não participará em junho de uma conferência em Israel e se unirá a um grupo de universitários que boicota o Estado hebreu, indicaram nesta quarta-feira os organizadores do evento.

A universidade britânica de Cambridge, na qual Hawking trabalha desde 1962, confirmou que o físico não participará da conferência, mas justificou esta decisão por problemas de saúde.

"Hawking participa do boicote universitário a Israel e se retirou da conferência presidencial israelense 'Enfrentar o amanhã - 2013', sob a tutela do presidente (Shimon) Peres", indicaram os organizadores em um comunicado.

O Comitê Britânico para as Universidades Palestinas (CBUP), que apoia este boicote e se opõe à ocupação dos territórios palestinos, indicou que Hawking havia decidido se unir ao protesto e, consequentemente, rejeitou o convite.

Sua decisão se baseia em "seu conhecimento da Palestina e nos conselhos unânimes de seus próprios contatos universitários ali", indicou o comitê em seu site.

Por sua vez, um porta-voz da universidade de Cambridge indicou que "o professor Hawking não participará da conferência de junho em Israel por motivos de saúde. Seus médicos não aconselharam que viajasse de avião".

Em um comunicado, o diretor da conferência, Israel Maimon, classificou o boicote universitário contra Israel de "escandaloso e inapropriado, sobretudo para uma pessoa para a qual o espírito de liberdade reside na base de sua missão humanitária e de universitário".

Esta conferência, que será realizada de 18 a 20 de junho, acolhe diplomatas, políticos e universitários. Entre os participantes figuram o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, o ex-presidente americano Bill Clinton, entre outros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)