(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Antidepressivo revela capacidade fungicida


postado em 01/05/2013 22:40

Pesquisadores de Uganda financiados pelo Canadá estão realizando testes com um popular antidepressivo que se mostrou promissor no combate a uma enfermidade cerebral provocada por fungo que mata 600 mil pessoas a cada ano na África subsaariana.

O Sertraline, também conhecido por Zoloft ou Lustral, foi introduzido pelo grupo farmacêutico Pfizer em 1991 e desde então se transformou no segundo antidepressivo mais receitado nos Estados Unidos.

Um trabalho recente em laboratório realizado na Universidade de Utah concluiu que o antidepressivo é também um potente fungicida. Várias mulheres que tomaram o medicamento para aliviar sintomas pré-menstruais relataram o desaparecimento de infecções por fungos.

Os pesquisadores do Instituto de Doenças Infecciosas de Uganda, na Universidade de Makerere, esperam provar a eficiência do Sertraline contra a cryptococcosis meningea, uma infecção do tecido que cobre o cérebro e atinge severamente a África subsaariana.

"Esperamos ensinar novos truques a um velho remédio", disse o principal autor do estudo, David Meya, em entrevista à AFP a partir de Uganda.

"Nossa esperança é que se o remédio funcionar contra a cryptococcosis meningea, possamos reduzir a taxa de mortalidade em 40% a 50%, o que seria um grande salto".

Mais de 30% dos pacientes morrem 10 semanas após o início da enfermidade, que tem sido vinculada à Aids.

Atualmente, a doença é combatida com dois medicamentos, ambos desenvolvidos nos anos 50 e que são "muito caros e não estão disponíveis facilmente na África subsaariana", afirmou Meya.

"A descoberta de um medicamento mais eficaz e barato contra a cryptococcosis meningea poderá reduzir substancialmente as taxas de mortalidade na África subsaariana".

A patente do Sertraline já expirou e a fabricação de genéricos é uma possibilidade real e barata.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)