(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Aplicações diversas em instituto mineiro


postado em 06/04/2013 00:12 / atualizado em 06/04/2013 10:37

No Centro de Pesquisas René Rachou, unidade regional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Minas Gerais, há cerca de 60 projetos de genomas em andamento – são estudos que investigam desde micro-organismos até grandes animais, como bovinos. O sequenciamento do gado bovino é um projeto em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade Federal de Minas Gerais e os criadores da raça zebu. Com o estudo, pretende-se viabilizar um melhoramento da raça a partir de marcadores genéticos, conseguindo que animais produzam leite e carne melhores. O trabalho está bem adiantado, em oito meses deve ser finalizado. Há também projetos em colaboração com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e a Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte para desvendar o genoma da onça-pintada e dois grandes projetos sobre o genoma do câncer.

Mutações Segundo Guilherme Oliveira, pesquisador titular da Fiocruz e presidente da Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional, o sequenciamento de uma cadeia de DNA dá informação ampla do funcionamento de uma célula. “Você tem uma visão geral da estrutura genética do organismo, como ele opera e quais as mutações levam a uma doença”, explica. Ele ressalta que a informática tem um papel muito importante na análise do enorme volume de dados gerados nesses projetos. “É como se tivesse uma enciclopédia picotada e você tivesse que remontá-la”, explica.

No René Rachou também são desenvolvidas pesquisas de metagenômica. Oliveira explica que até hoje a humanidade só conhece no máximo 5% dos micro-organismos que existem no ambiente. Estudando os organismos em seu hábitat específico descobre-se a importância de bactérias, vírus, fungos e seres para a ecologia, além de servirem como fonte de matéria-prima para o desenvolvimento da biotecnologia. “Por meio dessa técnica é possível descobrir, por exemplo, a importância de micro-organismos para o normal funcionamento do intestino”, conta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)