(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Upgrade compatível do Windows 8


postado em 08/11/2012 12:25 / atualizado em 08/11/2012 13:01

Se você está tentado a fazer um upgrade da sua versão atual do Windows para o 8 é bom verificar se o seu hardware é totalmente suportado e, principalmente, se os aplicativos que você utiliza são compatíveis. Se algum programa usado com frequência não puder ser executado pelo novo Windows, isso será um problema.

Para obter um diagnóstico real da compatibilidade de sua máquina e programas com o Windows 8 sugiro executar o Assistente de Atualização do Windows 8. Esse programa gratuito verifica se o hardware, aplicativos e dispositivos conectados à máquina funcionarão corretamente. No teste de hardware ele verifica a quantidade de memória RAM, o tamanho e espaço livre do disco rígido, velocidade da CPU e compatibilidade com os recursos PAE (Extensão do Endereço Físico), NX (Bit de processador NX) e SSE2 (Streaming de Extensões SIMD 2).

No Windows 8, para que os recursos de defesa contra malware funcionem adequadamente é necessário que o processador dê suporte ao NX. Já o PAE permite que processadores de 32 bits acessem mais de 4 GB de memória.

Depois de baixar o programa em https://bit.ly/Ti01N7, execute-o. O tempo de execução dependerá da quantidade de programas instalados e capacidade física do equipamento. Ele inicialmente mostra uma tela indicando que está analisando os aplicativos instalados. Terminada a varredura, o programa mostrará a quantidade de programas (apps) compatíveis e o número de itens que precisam ser revisados.

Clique no link “See compatibility details” para ver a lista de observações feitas pelo programa. No meu equipamento, o programa apontou 11 observações. Entre elas, indicou que um programa instalado não seria compatível, o Daemon Tools Lite, e que eu deveria reinstalar diversos programas após a instalação do Windows 8.

Na segunda parte da análise o programa recomenda a melhor versão do Windows 8. Para tal, você clica no botão next e diz o que quer manter da sua instalação atual, quando fizer o upgrade. Selecione “Windows settings, personal files and apps” para dizer que deseja manter tudo o que está em uso, ou então “Just personal files” para manter os arquivos criados por você, mas não seus aplicativos. No meu caso foi recomendada a versão Windows 8 Pro indicando um valor de R$ 69 para compra via download ou mais R$ 32 para aquisição com uma mídia de DVD.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)