(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Aprenda a ir muito além da navegação

Você recorre ao browser instalado no seu computador só para abrir páginas e viajar pela web? Saiba que ele pode fazer bem mais do que isso e veja como turbiná-lo


postado em 08/11/2012 12:14 / atualizado em 08/11/2012 13:09

Cena comum: o usuário liga o computador, clica imediatamente sobre o ícone de acesso à internet e começa a visitar os endereços web que lhe interessam para pesquisar assuntos de interesse profissional, informar-se sobre atualidades, enviar ou ler e-mails e, claro, ver o que está bombando nas redes sociais. E mais nada. Para muitos, o browser do computador – seja Internet Explorer, Google Chrome, Firefox, e o Safari, para os equipamentos da Apple, só para ficar nos mais populares – serve só para isso. Ledo engano.

Mas é possível adicionar várias facilidades aos navegadores. São programas, aplicativos, barras de ferramentas, aceleradores, enfim, funções e programas chamados, genericamente, de aplicativos. Cada navegador tem a própria nomenclatura para o termo. Dependendo de qual a opção escolhida, é possível integrar desde pequenos utilitários, como calculadoras, até sistemas mais complexos, como programa de tratamento de imagens. Aplicativos que ficam ativos e lembram o usuário de seus compromissos, novos e-mails recebidos etc., permitindo acionar ou fazer várias tarefas ao mesmo tempo.

A maioria dos navegadores têm recursos de alterar a apresentação visual com skins (pele, em inglês, e, em “informatiquês” refere-se a visuais alternativos dados a programas computacionais), temas ou personas. Eles também têm modos incógnitos, seja de navegação inprivate ou de navegação privativa, recursos que não deixam históricos ou rastros no computador sobre sua sessão de navegação. Saiba nesta edição do Informatic@ como deixar seu navegador mais esperto e com a sua cara.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)