(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Robô Curiosity registra presença em Marte usando Foursquare


postado em 05/10/2012 09:20

SAN FRANCISCO - O veículo-robô da Nasa Curiosity aderiu à rede social Foursqure ao "registrar" sua localização em Marte usando o aplicativo popular entre usuários de celulares inteligentes para compartilhar os locais que frequentam.

A "Nasa está utilizando o Foursquare como uma ferramenta para compartilhar as novas localizações do veículo robótico enquanto explora Marte", explicou o porta-voz da agência espacial americana, David Weaver.

"Isto ajudará a aproximar a missão do grande público, fornecendo indicações da viagem do robô pela cratera Gale", onde o Curiosity pousou em agosto passado.

Os usuários do Foursquare podem acompanhar a trajetória do Curiosity enquanto este explora Marte, registrando pontos chave e publicando fotos e dicas, segundo a Nasa.

Os dados estão disponíveis na internet nos links foursquare.com/MarsCuriosity ou foursquare.com/NASA.

A Nasa anunciou na semana passada que o veículo-robô havia descoberto cascalho arrastado pela água em um córrego que fluiu no passado e "correu fortemente" na região.

Os cientistas já tinham detectado provas da presença de água em Marte no passado, mas nunca haviam encontrado sedimentos, ressaltou a agência.

A missão do Curiosity, com previsão de dois anos, destina-se a investigar se é possível ter existido vida no passado do planeta vermelho e em que condições pode ter existido.

O veículo de US$ 2,5 bilhões pousou na superfície da cratera Gale em 6 de agosto, abrindo um novo capítulo na história da exploração interplanetária.

Os usuários do Foursquare poderão acompanhar da Terra a jornada do robô e ganharão emblemas virtuais do Curiosity na rede social para ser trocados por acessos a laboratórios, centros científicos e outros locais de inspiração tecnológica, de matemática ou engenharia.

A Nasa fez a primeira colaboração com o Foursquare há dois anos, por intermédio do astronauta Doug Wheelock, que registrava sua localização na Estação Espacial Internacional.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)