(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas INTERAÇÃO E CONECTIVIDADE EM 3D

Lançamento da LG põe fogo na briga com a Samsung pela TV mais completa


postado em 09/08/2012 07:00 / atualizado em 09/08/2012 09:28

Linha Cinema 3D Smart TV da LG é exibida pela primeira vez em São Paulo para jornalistas de todo o país(foto: Fotos: Silas Scalioni/EM/D A Press)
Linha Cinema 3D Smart TV da LG é exibida pela primeira vez em São Paulo para jornalistas de todo o país (foto: Fotos: Silas Scalioni/EM/D A Press)

A LG lançou, em São Paulo, o  sua nova linha de televisores Cinema 3D Smart TV, que se junta a outras opções de mercado para realmente redefinir a forma de o usuário interagir com o aparelho. Com interface inteligente e bem amigável, maior oferta de aplicativos em português, tecnologia 3D das mais avançadas, recursos especiais dedicados a gamers e design bem clean, com bordas ultrafinas (de apenas 1mm) e que ampliam a experiência em 3D, a nova série impressiona, configurando-se mesmo numa plataforma de entretenimento completa.

O Informátic@ esteve presente ao concorrido lançamento para a imprensa e pôde disputar com jornalistas de todo o país a possibilidade de sentir, mesmo que por breves momentos, os recursos da nova TV. Verificamos, por exemplo, que o home dashboard (painel de controle) dos modelos está organizado em seções definidas facilitando a navegação, como no caso do aplicativo 3D World, que dá acesso a um grande número de conteúdos em três dimensões.

Pudemos também conhecer outro destaque da série: o novo controle remoto Magic Remote, o único, até agora já mostrado, que é sensível ao movimento. O controle apresenta ainda tecla de rolagem para facilitar a navegação, da mesma forma que se faz com um mouse.

Outro recurso interessante é o reconhecimento de voz (a demonstração foi feita por apresentadores), que possibilita fazer busca de conteúdos pela internet e nos demais equipamentos (tablets, notebook ou smartphones) conectados à mesma rede.

(foto: Silas Scalioni/EM/D. A Press)
(foto: Silas Scalioni/EM/D. A Press)

Mercado app

Chamou a atenção também a experiência tridimensional dos novos modelos. Por adotarem a tecnologia Cinema 3D FPR (de Film Patterned Retarder), os televisores oferecem um realismo tridimensional que impressiona, além de ser mais confortável assistir à programação.  Os óculos, passivos, não precisam ser sincronizados. Além disso, são mais leves e oferecem ângulo de visão mais amplo. Com isso, o usuário pode se sentar ou deitar em qualquer ponto em frente à TV e desfrutar das imagens sem qualquer perda de qualidade.

E não há dúvidas de que o número de aplicativos oferecidos cresce em proporçãos semelhante à dos smartphones. Segundo Milton Neto, gerente-geral de produto de televisores da LG, a empresa conta hoje com a maior oferta de conteúdo na plataforma smart TV, disponibilizando perto de 650 apps, sendo mais de 100 já em português. “Estamos comprometidos com o desenvolvimento desse mercado, que só será possível a partir do momento em que o consumidor utilizar o serviço e perceber o seu valor agregado. Daí a importância de facilitar a interface e torná-la cada vez mais amigável”, afirmou.

Os amantes de games perceberam um interessante diferencial na nova linha. Com óculos especiais, o recurso Dual Play integrado aos modelos inova ao permitir que em um jogo, cada competidor consiga visualizar suas ações sobre a tela toda da TV. Em outros modelos há o efeito split screen, que divide a tela em duas, tornando a experiência menos emocionante.

DUELO DE TITÃS

O lançamento da LG mostrou-se realmente uma das mais avançadas opções em smart TV do Brasil. Competir com ela em igualdade de condições, talvez só mesmo a linha ES800 da Samsung, apresentada este ano na Consummer Electronic Show (CES), em Las Vegas.

Por isso, e como o tempo e as condições para experimentar os aparelhos da LG em São Paulo não foram os ideais, o Informátic@ – contando com suporte das lojas Fast Shop, do BH Shopping, e Ricardo Eletro, do Ponteio Shopping –, testou os modelos LG 47LM8600 e Samsung UN46ES800GX, para conhecer bem os recursos de cada um e fazer um comparativo tentando definir qual seria a melhor escolha. Os testes contaram com a participação do engenheiro elétrico e consultor de tecnologia Erik de Britto e Silva, que fez questão de ressaltar: "Fazer comparação entre smart TVs é uma tarefa interessante, pois não há tanta diferença nas tecnologias empregadas e, muitas vezes, ficamos buscando detalhes que um modelo tem e o outro não. Mas, com certeza, algumas características podem pesar na hora de escolher devido aos nossos gostos e usos. Há diferenças muito sutis e até mesmo imperceptíveis." Veja a seguir detalhes do teste comparativo e decida você mesmo qual é a melhor opção.

Primeiras impressões
» À primeira vista, as imagens do modelo Samsung são melhores quanto à cor negra e o fundo preto (cenas de escuridão e sombras menos cinzas), pois seu contraste é de 25.000.000:1 contra 9.000.000:1 do modelo LG. Em cenas com pessoas e florestas, as cores de pele e os tons esverdeados são ligeiramente mais reais no Samsung. Em algumas cenas ocorreu de a imagem da TV LG tremer um pouco, fato não perceptível na TV Samsung, que além de ter frequência de varredura de 960Hz quatro vezes mais veloz do que a LG conta ainda com um processador/CPU aparentemente mais veloz. Na aparência, as duas são bem parecidas: a espessura das telas não mostra quase nenhuma diferença quando as fixamos numa parede via suporte metálico, mas se as colocarmos numa mesa com as suas bases originais, a da LG é giratória, enquanto a da Samsung é fixa. O som dos dois modelos é equivalente, como também a velocidade de acesso à web. Ambas contam com DLNA (padrão que torna possível a conectividade em rede entre eletrônicos de diferentes marcas e modelos).

Wi-Fi e interatividade
» As duas TVs se conectam à internet wi-fi e também à rede doméstica. Ambas contam com aplicativos para equipamentos com iOS e Android, podendo fazer do celular um controle remoto. Empate técnico nesse quesito. A LG oferece mais aplicativos em português, além de acesso a canais de vídeos Netflix e Disney. Já a Samsung apresenta vários aplicativos em inglês e poucos em português. Na área de vídeo por demanda e pagos elas também empatam. O modelo Samsung leva vantagem em contar com aplicativos que interagem com os movimentos do usuário (como no Wii e no Kinect do Xbox), sendo um deles de exercícios físicos em frente à TV. E também por apresentar uma webcam na parte frontal, que possibilita videoconferências. Um diferencial a favor da LG é o Wi-Di, recurso pelo qual é possível, por exemplo, transferir um vídeo de um laptop diretamente para a tela da TV via wireless, desde que os dispositivos também contem com essa tecnologia, o que ainda é raro por aqui.

Atualização contra obsolescência
» Na linha Samsung ES8000GX poderemos, de 2013 em diante e mediante pagamento, atualizar o software da smart TV. Imagine  aumentar a memória ou instalar uma CPU mais rápida? Por enquanto, a Samsung não informa sobre a atualização do hardware. Em telefonema para o suporte da empresa (4004-0000), a informação obtida foi de que "os programas serão, sim, atualizados, porém nada podemos falar do hardware, que também deverá receber atualizações, mas ainda não nos foi dito sobre o quê e como isso ocorrerá." A LG ainda não apresentou programas nesse sentido.

3D
» Ambos os modelos são show em tecnologia 3D. A diferença fica por conta dos óculos da Samsung, que são mais pesados e ativos, ou seja, usam pilhas tipo botão. Os óculos 3D da LG são do tipo passivo, apenas lentes e por isso bem mais leves. A LG oferece ainda dois óculos de Dual Play, que permite a dois jogadores interagir na mesma tela. Cada um vê o seu ambiente sem misturar com o do outro, o que se mostrou muito interessante em games de carros de corrida: simplesmente sensacional. As duas TVs convertem sem problemas vídeos para 3D, e com bons efeitos, embora alguns vídeos tenham dado uma leve tremida na LG. Entretanto, os efeitos do modelo LG se mostraram ligeiramente mais pronunciados. Ambas têm área especial de download para 3D pela internet.

Uso e ação
» Para "pilotar" essas smart TVs pode-se usar o controle remoto normal, o celular, usar gestos e, no caso da Samsung, usar a fala (não estava disponível no aparelho LG o reconhecimento dos comandos de fala em português). Alguns modelos da Samsung também fazem autenticação login/logon do usuário por meio do reconhecimento da topologia facial. Significa que, uma vez registrada a nossa face na TV, todas as vezes que somos reconhecidos o aparelho automaticamente utiliza as contas de usuário e senhas, cadastradas anteriormente, para se conectar aos aplicativos da TV na internet.

» Na Samsung, o uso da fala funciona bem, apesar de ter um dicionário de palavras restrito. Os controles remotos convencionais das duas TVs são bons e completos. A Samsung oferece ainda um controle extra que aceita comandos de voz. Vem com um touchpad deslizante (igual aos dos laptops e notebooks ), pelo qual usamos o dedo deslizando como se fosse o cursor do mouse. Serve bem para navegação e uso de aplicativos na web, além de ideal para mudar canais, volume e para digitação num teclado virtual na tela. Os comandos de fala do modelo LG funciona nos mesmos moldes e níveis do concorrente.

» Quanto aos comandos por gestos, elas são um pouco diferentes. No caso da LG, aparece um cursor que facilita a navegação na tela, usando o controle remoto de uma maneira mais simples e mais fácil. Na Samsung, os gestos são mais sofisticados e nem sempre nos damos bem com eles.

Outros detalhes e preços

» Ambos os modelos foram testados via TV a cabo e oferecem imagens full HD de 1.920p x 1.080p e conversores para a TV digital aberta. Não se observou nenhum grande diferencial tecnológico ou em ângulos de visão das imagens. O som das duas é estéreo, com caixas embutidas na tela de 20 Watt RMS.
» A LG 47LM8600 (47") tem preço sugerido de R$ 6.999. Já a Samsung UN46ES8000GX (46") estava em promoção na Fast Shop com o preço de  R$ 5.902, à vista, mais um blu-ray player 3D HD de brinde.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)