(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Consequências do prazer

Você sabe o que é iPad neck e laptoptite? Ainda que engraçadas, novas definições alertam para o perigo de doenças decorrentes de posturas erradas ao usar dispositivos móveis


postado em 12/07/2012 12:48

De médica a paciente do fisioterapeuta Rodrigo Antônio Moura, Taís Soares aprende a sustentar o tablet sem lesionar a coluna cervical, na qual sofre fortes dores(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
De médica a paciente do fisioterapeuta Rodrigo Antônio Moura, Taís Soares aprende a sustentar o tablet sem lesionar a coluna cervical, na qual sofre fortes dores (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)


Acordar e sentir dor cervical, todos os dias, durante longos sete meses. A princípio, a médica Taís Soares Vaz, de 35 anos, achou não ser nada grave. “Imaginei que era um mau jeito e troquei o travesseiro.” O que ela não suspeitava, e só depois descobriu, é que o início da dor coincidiu com a compra de um tablet. Ávida por leitura, a médica costumava usar o aparelho para isso antes de dormir. Esse novo hábito, somado a antigos erros, resultou em uma hérnia de disco entre as vértebras C5 e C6, além de uma retificação da coluna cervical. Taís engrossa o coro de pessoas com o chamado iPad neck, nova lesão provocada por tensionar o pescoço para baixo, comprimindo um nervo. “Usava o tablet apoiado nas pernas por muitas horas. O que deflagrou a dor foi isso”, conta.

Outras doenças típicas dos novos tempos surgiram com a popularização dos dispositivos móveis, como a laptoptite (causada por laptops) e a síndrome do polegar de BlackBerry (derivada do mau uso do celular), diz o fisioterapeuta da FortaleSEr (www.fortaleser.com.br), centro de reabilitação e condicionamento físico, Rodrigo Antônio Moura, que trata de Taís e acompanhou a reportagem do Informátic@ em pontos de wi-fi em Belo Horizonte para conferir como, na era da mobilidade, as pessoas se posicionam para usar seus smartphones, tablets e notebooks (leia na página 4).

Segundo o profissional, o uso de tablets, smartphones e laptops é fato inegável da modernidade, mas é preciso observar a postura corporal e, muito importante, fazer as pausas recomendadas. Quem usa notes e netbooks, por exemplo, deve fazer paradas a cada 50 minutos. Já tablets e smartphones deveriam ser usados apenas emergencialmente, mas como isso não acontece, o ideal é que se façam pausas a cada 40 minutos. Atenção redobrada para aqueles que não resistem a um joguinho no smartphone. O que não faltam são títulos atrativos. (leia na página 6).

Para ter uma ideia, até 2016 o país deverá atingir a quarta posição no ranking mundial de comércio de smartphones, segundo a consultoria Internacional Data Corporation (IDC). Pesquisa do Google, chamada Our Mobile Planet (bit.ly/LOyNs7), apontou em maio que 14% da população brasileira tinha smartphones, sendo que 73% desses usuários acessavam a internet todos os dias. E é importante lembrar que desde 2010 a venda de notebooks superou a de desktops no Brasil.

Além do mal causado pelo uso incorreto do tablet, Taís trabalha o dia todo em frente a um PC. “Não tinha postura correta na cadeira, sentava sem encostar no apoio das costas, sobrecarregando a coluna. O monitor também ficava abaixo da minha linha de visão”, explica. Para piorar, a médica ainda utilizava seu iPhone entre uma atividade e outra e passava de 10 a 12 horas trabalhando de salto alto. Hoje, ela está em sua 11ª sessão de fisioterapia, na etapa de fortalecimento e estabelecimento da coluna cervical. Além do tratamento, foi preciso fazer uma reeducação postural para evitar que no futuro as dores voltem.

Homo sentadus  Oldack Borges de Barros, presidente da Sociedade Brasileira de Reeducação Postural Global (SBRPG), explica que essas doenças por esforço repetitivo surgiram nos anos 1990 e o início do novo milênio com o advento dos notebooks. “Éramos o Homo erectus e agora somos o Homo sentadus”, brinca o especialista, sobre a condição atual de sedentarismo da sociedade. Segundo ele, as primeiras doenças a aparecer – relacionadas ao uso de dispositivos móveis – foram a artrite, a artrose e a fibromialgia (dor crônica em vários pontos do corpo). Sobre a dor generalizada pelo corpo, ele alerta também para o estresse como causa.

O presidente conta que, inicialmente, a lesão por esforço repetitivo, ou LER, atinge a faixa etária dos “adultos jovens”, com cerca de 40 anos. Hoje, há jovens que com 20 anos já desenvolvem o mal. “É natural que, por exemplo, uma pessoa com 23 anos que fique o dia todo no PC e passa mais de 30 minutos ininterruptos digitando tenha dores nas articulações. Basta fazer um ano dessa rotina e os sinais virão”, exemplifica.

O alongamento é a principal recomendação de Barros para prevenir essas novas doenças. “Alongar especialmente os músculos flexores do braço”, complementa. Além disso, ele aconselha a não usar o laptop na cama antes de dormir, porque não propicia uma boa postura e o brilho da tela alerta em excesso, causando insônia. Depois de ser acometido pelas lesões, o ideal é a fisioterapia e a reeducação postural global. Para ele, o principal perigo no uso dos dispositivos móveis é a dor musculoesquelética. “Um estudo da Universidade da Califórnia apontou que 80% da população ativa do trabalho será acometido por LER até 2014”, ressalta.

 

“Barriga para dentro, peito para fora...”
Descubra a postura certa e a errada na hora de utilizar os dispositivos móveis:

 

No smartphone

CERTO

1- Aparelho afastado de si. Dessa forma, os braços ficam estendidos e o pescoço não se curva.
2- Braços apoiados sobre uma mesa para digitar.

ERRADO

1- Curvar o pescoço excessivamente para ver a tela do smartphone.
2- Braços e ombros muito flexionados para teclar.
3- Apoiar celular com o ombro.

No tablet

CERTO

1- Aparelho afastado de si.
2- Elevá-lo à altura dos olhos.
3- Utilizar uma mesa para apoiar-se quando for digitar.
4- Manter os braços perpendiculares ao corpo.

ERRADO

1- Apoiá-lo nas pernas ou sobre uma superfície muito baixa.
2- Curvar o pescoço para visualizar a tela.
3- Coluna curvada, sem apoio.

No laptop

CERTO

1- Tela na altura dos olhos.
2- Pernas perpendiculares ao chão e pés totalmente no chão.
3- Sentar-se em uma cadeira com encosto.
4- Braços devem formar um ângulo de 90° com o corpo.

ERRADO

1- Usar o aparelho deitado.
2- Abaixar o pescoço para visualizar a tela.
3- Coluna sem apoio, arqueada.
4- Cotovelos flexionados em demasia.
5- Somente a ponta dos pés no chão, ou totalmente elevados.

Dor por repetição

 

LER é uma doença causada por movimentos repetitivos. Manifesta-se principalmente nas formas de tendinites, cotovelo de tenista, dores no punho, incapacidade de segurar objetos e dor aguda nos dedos, punhos e cotovelos. Medicamentos e fisioterapia são indicações de tratamento.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)