(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

A toda a velocidade

Alta performance e processamento ultraveloz fazem do chip Sandy Bridge-E uma das melhores opções para os apaixonados por games. Porém, o preço de R$ 3 mil pela máquina não anima


postado em 05/07/2012 12:51

O chip da Intel precisa de uma boa placa-mãe com desempenho superior(foto: Fotos: Intel/Divulgação)
O chip da Intel precisa de uma boa placa-mãe com desempenho superior (foto: Fotos: Intel/Divulgação)

 

Os computadores sempre disputaram com os videogames a preferência dos gamers. Nos últimos cinco anos, os PCs ficaram para trás com o lançamento da geração de consoles da Nintendo, Microsoft e Sony, que trouxeram interatividade e, principalmente, gráficos para lá de estonteantes. Porém, com a multiplicação recente dos núcleos nos processadores, os micros voltaram com tudo para a arena dos jogos eletrônicos. E uma das principais apostadoras (e incentivadoras) desse movimento é a fabricante Intel. Com a família de chips Sandy Bridge, ela conseguiu trazer esse universo para um novo patamar, oferecendo a (alta) performance necessária para rodar os títulos mais exigentes do mercado.

Para os consumidores mais entusiastas (ou como as próprias empresas gostam de chamar: hard core), a Intel lançou a linha Sandy Bridge-E, com processadores de alto desempenho. O Informátic@ teve a oportunidade de testar uma máquina equipada especialmente com um desses chips. E, quando falamos “especialmente”, é porque não é qualquer PC que consegue receber algo dessa linha.

A avaliação foi realizada com o Intel Core i7-3960X, um processador ultraveloz que requer toda uma preparação para rodar. Isso porque os novos chips da fabricante exigem novos soquetes, fazendo com que os aficionados comprem placas-mãe recentes e alimentem todo um círculo vicioso, que começa com a chegada de um lançamento às prateleiras. O soquete em questão é o LGA 2011 e a placa-mãe utilizada é a DX79SI. Além disso, um sistema exclusivo de resfriamento é mais do que necessário. Para isso, a Intel oferece uma opção própria de liquid cooling (resfriamento baseado em líquido) denominada RTS2011LC.

O Intel Core i7-3960X conta com seis núcleos que rodam em clocks de 3,3GHz. No entanto, eles podem atingir até 3,9GHz graças à tecnologia Turbo Boost, que aumenta a velocidade com base na demanda de cada operação. Em outras palavras, sempre que é exigido, o processador é “turbinado” para realizar uma determinada tarefa sem apresentar os irritantes travamentos. Para os que entendem, trata-se de um overclocking saudável, sem comprometer a vida útil do equipamento.

Resfriamento O chip testado oferece 15MB de cache – que é o local onde ficam armazenadas as informações que precisam ser acessadas de forma rápida pelo PC. Vale lembrar que a maior parte dos processadores comercializados hoje vêm com 8MB de memória cache. Os mais avançados chegam a 12MB. Então, podemos comprovar que o período de latência entre a ordem e a execução das tarefas é muito pequeno, quando comparado ao que vemos por aí.

Toda a força da máquina foi posta à prova com títulos como Crysis, Medal of honor e Need for speed. E, como esperado, tudo fluiu muito bem, sem engasgadas ou demora para carregar. Outros processos, como renderização ou conversão de vídeos de alta resolução, também se mostraram pelo menos duas vezes mais rápidos do que em computadores com Core 2 Duo.

Durante os testes, a solução de resfriamento baseado em liquid cooling, oferecida pela Intel, manteve a temperatura do processador variando entre 45 e 55 graus Celsius, mesmo durante atividades que exigem muito da máquina. Segundo a fabricante, esse tipo de refrigeração permite manter a temperatura num patamar sete graus menor, se comparado aos coolers tradicionais.

Enfim, mesmo com a chegada dos modelos Ivy Bridge, o i7-3960X se mostrou uma excelente – talvez uma das melhores – opção para quem deseja montar uma máquina topo de linha para jogos ou para rodar aplicações, que exigem alto poder de processamento. No entanto, toda a potência oferecida pelo processador tem um alto preço: R$ 3 mil. Fernando Braga

 

A máquina
Placa-mãe: DX79SI
Cooler: RTS2011LC Liquid cooling solution
Tempertura: até 55°C
Peso: 11,2kg
Dimensões (LxPxA): 52,1cm x 21,1cm x 56,2cm
O processador
Chip intel Core i7-3960 - 3,30GHz
Núcleos: 6 independentes
Frequência: 3.30GHz
Cache: Intel Smart Cache


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)