Janine Guido, de 51 anos, considera que grande parte dos cientistas brasileiros ainda vive na Idade Média. “As universidades mais modernas do mundo investem em métodos substitutivos para poupar os animais. Já o Brasil está na contramão da ciência, com a inauguração de biotérios, produzindo ratos geneticamente modificados, com certificados de qualidade”, critica.
A ativista é contra o uso de qualquer espécie para experimentos em laboratório. Está segura de que as pesquisas que envolvem cobaias estão muito mais vinculadas aos interesses comerciais dos grandes laboratórios do que à saúde do homem. “Não vivemos mais por causa de remédio algum testado em animais. Vivemos mais por causa de saneamento, higiene e alimentação. Porque aprendemos a lavar as mãos para comer. Por isso. Todo o resto é conversa para boi dormir. Estão tentando adoecer os macacos com o vírus da Aids, por exemplo, para buscar a cura. Isso é muito doído”, revolta-se.
Quando pequena, em Caratinga, no Vale do Rio Doce, Janine conta que presenciou cena definitiva na sua relação com os bichos. “Foi terrível ver um boi morto a facadas por dois homens. Ele gritava e sofria, foi um trauma.” Adepta ao veganismo – modo de vida que busca eliminar toda e qualquer forma de exploração animal, não apenas na alimentação, mas também no vestuário, no trabalho, no entretenimento e no comércio –, Janine desenvolve projeto para obrigar, por lei, a informação se houve ou não o uso de experimentação animal no rótulo do que for comercializado.
“Fazemos de tudo para evitar o consumo dos produtos que exploram animais, mas a indústria é esperta e esconde essa informação. Exigimos o direito de saber.” Recentemente, Janine esteve à frente, em Belo Horizonte, de manifestação que mobilizou ativistas em 47 cidades brasileiras e garante que a luta continua e pretende se espalhar por todo o país.
Ponto crítico
Você é a favor do uso de animais para experimentos científicos?
SIM
Carlos Augusto Gontijo Pellegrino
Médico-veterinário, doutorando em reprodução animal

NÃO
Franklin Oliveira
Ambientalista, correspondenteda Word Society for the Protection of animals (WSPA)

“Cuidar do meio ambiente e estar mais perto dos animais.
É essa a parte da veterinária de que mais gosto”
>> Maria Carolina Paiva,
médica-veterinária
Vivemos mais por causa de saneamento, higiene e alimentação. Porque aprendemos a lavar as mãos para comer
>> Janine Guido,
ativista ambiental