(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Nuvens, memória e mobilidade

Empresa de softwares prevê como serão os próximos cinco anos no mundo dos negócios


postado em 24/05/2012 11:38

Apresentação de Jim Hagenn Snabe, durante o encontro em Orlando, destaca previsões para os próximos cinco anos(foto: Silas Scalioni/EM/D. A Press)
Apresentação de Jim Hagenn Snabe, durante o encontro em Orlando, destaca previsões para os próximos cinco anos (foto: Silas Scalioni/EM/D. A Press)
Orlando (EUA) – A SAP, empresa de tecnologia alemã que praticamente domina o mercado de softwares para administração de negócios, realizou na semana passada o seu tradicional evento SaPPhire Now, em Orlando (Estados Unidos), oportunidade em que reuniu cerca de 15 mil pessoas, entre clientes, prováveis clientes, parceiros e executivos do alto escalão do grupo, para apresentar novidades e discutir tendências tecnológicas, especialmente no que se refere à administração de negócios, para os próximos anos. A empresa, que tem uma subsidiária brasileira há 17 anos e quase 4 mil clientes por aqui. No mundo, está presente com seus produtos e serviços, em 65% de todas as transações que ocorrem no setor.

Baseado nessa importância global  é que a SAP pode prever como tudo será nos próximos cinco anos. Para Jim Hagenn Snabe, um dos principais executivos da empresa, que comandou a grade de palestras em um dos dias do evento – com direito à presença do diretor e chefe da equipe de Fórmula 1 McLaren, Ron Dennis –, tudo será baseado em mobilidade, cloud computing (serviços em nuvens) e in-memory.

Sobre mobilidade, o executivo explicou que é praticamente impossível pensar no poder dos dispositivos móveis nas próximas décadas, prevendo impactos em conceito, nas formas de consumo, interações e na maneiras de trabalho. “E tudo será em nuvem”, enfatizou, destacando que cloud computing pública ou privada deve ocorrer de forma revolucionária e em alta velocidade.

“Os serviços e aplicações serão disponibilizados de maneira instantânea, em qualquer dispositivo, a qualquer hora e lugar”.  Já na abordagem do tema in-memory, o executivo lembrou o alcance da solução Hana, ressaltando que, “com essa tecnologia, podemos construir aplicações que nunca foram feitas e conferir tudo em tempo real.”

Principal lançamento da SAP nos últimos anos a solução tecnológica High-Performance Analytic Appliance, ou simplesmente Hana tira o sono dos concorrentes. “Quando o processamento de dados é acelerado, tudo muda inteiramente. Com Hana, é possível fazer aplicações antes nunca feitas, que não se baseaiam no passado, mas preveem o futuro”, disse.

Análises em tempo real
Lançada oficialmente em novembro, em Madri, Hana é um comprovado recurso que combina componentes de software da empresa personalizados com os produtos de hardware fornecidos por parceiros. Permite que as empresas analisem as operações de negócios com base no volume de informações detalhadas. Assim, elas podem analisar e explorar praticamente todas as transações e dados analíticos em qualquer fonte e em tempo real.

Warley Borges e Romeu Sciotta estão levando a mineira Sigga a conquistar o mercado mundial com parcerias e produtos inovadores(foto: Silas Scalioni/EM/D. A Press)
Warley Borges e Romeu Sciotta estão levando a mineira Sigga a conquistar o mercado mundial com parcerias e produtos inovadores (foto: Silas Scalioni/EM/D. A Press)
Fonte de pesquisas e talentos

Participante do encontro em Orlando, o presidente da SAP Brasil, Luís César Verdi, revelou que a subsidiária nacional já se tornou a quinta mais importante do mundo para a SAP. “Deixamos de ser simplesmente um mercado consumidor para nos tornarmos uma fonte de talentos e de desenvolvimento de soluções. O laboratório brasileiro da SAP, em São Leopoldo (Rio Grande do Sul), deverá ser triplicado até o segundo semestre. Hoje temos lá um time de 500 funcionários e deveremos subir para 1,5 mil”, disse.

Verdi ressaltou que uma variedade de fatores vem fazendo com que o Brasil ganhe cada vez mais expressão no cenário mundial, como oferecer um amplo mercado com características próprias e que, por isso mesmo, requer soluções específicas. “Por isso, no laboratório local têm sido desenvolvidas várias aplicações próprias, especialmente no que se refere à mobilidade. Também temos criado softwares sob medida não só para o mercado nacional, mas para clientes de todo o mundo”, afirmou.

Outro cenário
Para ele, o cenário nacional mudou muito nos últimos anos. Se compararmos a situação do país hoje com 15 anos atrás, segundo ele, há hoje uma quantidade muito maior de companhias virando multinacionais. “A relevância econômica está associada a essa presença global e a grande maioria dessas corporações brasileiras que viraram globais é nossa cliente. Isso nos estimulou e nos forçou a conectarmos mais a rede SAP ao redor do mundo para ajudar a servir esses clientes. Atualmente, a partir do Brasil é que se definem algumas estratégias de TI para o mundo”, destacou.

O executivo brasileiro ressaltou que as soluções desenvolvidas atendem a empresas de todos os portes. “Em Minas mesmo, temos clientes poderosos como a Cemig, a Usiminas, a Fiat, a Copasa e várias grandes empresas de construção, mas atendemos também o pequeno varejista ou lojista com produtos desenhados para necessidades específicas”, afirmou. De acordo com ele, em qualquer situação a solução Hana funciona bem, pois ela faz com que a aplicação tenha melhor resolução e apresente análises em tempo real.

“Todo caixa de supermercado é um computador. Sendo assim, ele pode fornecer informações sobre as compras que passam por ele. Com tais informações em tempo real, um gerente pode tomar decisões rapidamente de forma a criar fatos motivadores para a saída maior de determinado produto”, exemplificou. “Ou então, imagine uma promoção que não está tendo boa saída. Diante dos dados, o responsável pelo local pode definir por dar nova visibilidade ao produto, diminuir um pouco mais o preço etc. Essa capacidade de reagir em tempo real é uma das principais características do Hana”, completou Luís Verdi, ressaltando que Minas é, para a SAP, o terceiro mais importante mercado do país.

Minas na vanguarda
Uma empresa mineira vem atraindo a atenção da SAP, que há pouco tempo a endossou como parceria de co-inovação, o que culminou com a criação de uma solução de mobilidade para gestão de ativos. Trata-se da belo-horizontina Sigga, especializada na implementação e desenvolvimento de soluções em gestão de ativos com foco nas áreas de manutenção e suprimentos, já tendo mais de 200 projetos realizados no Brasil e no exterior. A Sigga está partindo firme na busca por mercados internacionais: inaugurou um escritório no México há três meses e, mais recentemente, estabeleceu uma parceria com o VettaGroup, que vai introduzir seus produtos nos Estados Unidos.

Parceira da SAP e presente no evento, a empresa já teve alguns projetos desenvolvidos fora do Brasil, mas agora as perspectivas são muito maiores. “Trata-se de um primeiro passo, mas bastante consistente”, disse Warley Borges, diretor-geral da empresa. De acordo com ele, suas soluções e o endosso da SAP trouxeram visibilidade especial à Sigga, que durante o SAPPhire abriu 10 grandes oportunidades reais de negócio no mercado mexicano e contatos de negócios com outras 100 empresas norte-americanas e canadenses.

Romeu Sciotta, diretor local da Sigga, revelou que deverão abrir ainda escritório no começo do próximo ano nos Estados Unidos e bases da empresa no Chile, Argentina e Colômbia, além de encontrar-se em análise uma incursão pelo mercado asiático. Segundo ele, entre 60% e 70% dos seus negócios estão relacionados com o Brasil, mas, acredita, em três anos isso vai se inverter. A fabricante de soluções de gestão vem investindo pesado em produto e marketing, buscando alavancar iniciativas para outros cinco produtos do seu portfólio. “Nossos produtos encontram-se hoje na SAP Store. Qualquer empresário pode fazer download deles para testes.”

*O jornalista viajou a Orlando a convite da SAP


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)