(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas IINFORMÁTIC@

18 minutos de inspiração

Belo Horizonte entra na rota do TED, evento mundial que conecta pessoas em torno de ideias fantásticas


postado em 17/05/2012 08:57 / atualizado em 17/05/2012 10:31

E de repente você recebe o e-mail: sim, é um dos escolhidos! Ansiedade à flor da pele... Finalmente fará parte – ao vivo – do universo TED, mais precisamente do TEDx Belo Horizonte. Exagero? Não para os cerca de 400 participantes do evento, que esperaram três meses para o grande dia e deixaram de fora uma leva de inconformados no sábado, dia 12. Sob o tema Expandindo horizontes e com a realização do Instituo Artivisão, o encontro foi licenciado pelo TED, organização sem fins lucrativos, criada há 26 anos. O grupo se dedica a Ideas worth spreading, ou ideias que valem a pena serem compartilhadas. Palestrantes estimulam discussões e inspiram a plateia contando suas experiências espetaculares em preciosos 18 minutos. Os vídeos são postados no site (www.ted.com) e estima-se que já tenham sido vistos mais de 700 milhões de vezes. Da marca surgiram fãs que fazem os vídeos se tornarem virais na rede.

“Ao vivo é ótimo. Se toda semana alguém pudesse martelar isso, ter uma pílula do conhecimento para ser motivado, seria fantástico”, entusiasma-se Paulo Arantes, de 20 anos, estudante de administração. Além de anotar algumas frases, o jovem fez questão de bater um papo com cada palestrante. Um deles foi o chefe Almir Suruí, líder de uma tribo indígena na cidade de Cacoal, em Rondônia. O universitário queria saber o que motivou o chefe a sair de sua “zona de conforto” e ir atrás do Google em busca de uma parceria para registrar a cultura dos suruís na internet.

“É preciso acreditar no sonho e batalhar por todas as mudanças, sem crer em heróis”, respondeu Almir. Largando o arco e flecha e se armando com um laptop, o líder salvou sua tribo da beira da extinção e reuniu seu povo em favor de soluções para tornar as florestas mais valiosas vivas do que mortas. Ferramentas de mapeamento do Google são usadas pelos índios para monitorar a área de preservação ambiental.

Hoje, no Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, esse exemplo prova o quanto a internet revolucionou a maneira como os indivíduos se relacionam, expandindo seus horizontes. Assim como a web, além de espalhar boas ideias, o TED conecta pessoas. O Informátic@ acompanhou o TEDx Belo Horizonte e conta para você cada detalhe do universo dessa proposta que virou fenômeno mundial.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)