(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Blogueiras de véu e grinalda

Solidariedade aliada a um modelo de negócios motiva criação de serviços especiais na web


postado em 10/05/2012 09:47 / atualizado em 10/05/2012 10:44

(foto: André Correa/Spiritolibero)
(foto: André Correa/Spiritolibero)
Compartilhando dúvidas, descobrindo soluções juntas. Essa é a lógica da comunidade de noivas blogueiras que se renova a cada ano. É prática comum entre as mulheres criar uma página virtual para postar cada detalhe dos preparativos da cerimônia. Em Belo Horizonte, estima-se que haja cerca de 15 blogs populares desse nicho, com atualizações diárias. Algumas noivas, mesmo depois do casamento, continuam com o projeto. Afinal, elas viram experts no assunto e têm muito o que ensinar.

Uma vez noiva, sempre noiva? “Com certeza! Noivas são exigentes, correm atrás de tudo, querem participar de cada detalhe, colocam a mão na massa”, responde Lilian Paula Gomes Souza, de 26 anos, que mantém um blog com o nome da pergunta que inicia este parágrafo, mas em tom de constatação. A jovem casou em fevereiro na Igreja Santuário São Paulo da Cruz, na Região do Barreiro, na capital, e ainda tem fotos e posts para encher o espaço virtual sobre o seu matrimônio. “Só a gente sabe o que uma noiva passa, as dificuldades que enfrenta. É falta de dinheiro (quase sempre), de tempo, nervos à flor da pele e, como já passamos pelo mesmo, temos vontade de ajudá-las”, afirma.

O blog de Lílian Paula (no detalhe) tornou-se um canal de ajuda para mulheres às vésperas do matrimônio. ''Ele serve agora de espelho para outras noivas'', afirma
O blog de Lílian Paula (no detalhe) tornou-se um canal de ajuda para mulheres às vésperas do matrimônio. ''Ele serve agora de espelho para outras noivas'', afirma
Referência

Lilian conta que a primeira coisa que fez ao marcar o casamento foi correr para a internet e pesquisar tudo sobre o assunto. Dessa forma, descobriu o universo da “blogosfera casamentícia”. “Chegava ao trabalho e antes mesmo de conferir os e-mails já pesquisava o meu e os blogs prediletos. Durante um ano, minha rotina era essa”, relembra. Ela conta ainda que participa de vários grupos de noivas no Facebook para trocar dicas com outras mulheres. “Casamento? Fala com a Lilian! Não tem jeito, virei referência no núcleo de amizades.”

O blog Uma vez noiva, sempre noiva (umaveznoivasemprenoiva.blogspot) tem diariamente 200 visualizações. O público predominante é o das noivas, claro. Mas ele recebe visitas de casadas, fornecedores, blogueiras de todos os gêneros, pessoas que gostam de moda e até de alguns homens. Atualmente, a colaboradora Marcella Lisa escreve uma coluna sobre o seu casamento, marcado para setembro. “Minhas leitoras adoram conhecer histórias de noivas reais e acompanhar cada detalhe até o dia da cerimônia”, acrescenta Lilian. Ela explica que recebe, diariamente, muitos e-mails elogiando, perguntando sobre fornecedores e pedindo ajuda. “É gratificante saber que tudo o que fiz com tanto carinho, agora serve de espelho para outras noivas.”

Noivas geeks
Se hoje tem aplicativo até para lembrar a você de beber água, é claro que há uma infinidade de programas feitos para quem está planejando se casar e não pode se esquecer de nenhum detalhe para o grande dia. O Informátic@ selecionou alguns dos melhores:

Fofoca entre noivas
» O aplicativo Wedding 911 funciona como uma rede social das noivas. Tire suas dúvidas com as mulheres que se tornaram peritas em casamento. O programa, para dispositivos da Apple, foi desenvolvido pelo site The Knot, especializado no tema.
https://migre.me/8X1p7

Facada no bolso
» Nada melhor que um anel de diamantes para se sentir puro luxo diante das amigas e confirmar o matrimônio. O aplicativo Live Diamond Try On ajuda a escolher os melhores brilhantes. Tire uma foto da sua mão e experimente os modelos virtualmente. Gratuito para plataformas iOS.
https://migre.me/8WkNT

Faz tudo virtual
» Não passa, lava e cozinha, mas lista tarefas, planeja orçamentos e organiza todos os detalhes imagináveis. O iWedding Deluxe é um aplicativo que promete até inspirar noivas. Suas atualizações podem ser compartilhadas diretamente no Twitter e no Facebook. Exclusivo para plataformas iOS. Custa US$ 4,99.
www.iweddingdeluxe.com

Grande dia
» Com o Plandroid é possível gerenciar seu orçamento, monitorar o progresso em um cronograma de tarefas orientadas para o casamento, manter o controle dos fornecedores e gerir a lista de convidados. As planilhas já vêm com os itens para o check-list, mas é possível personalizá-las.
https://migre.me/8X0P1

Humor nos cliques
» Que tal fugir das tradicionais fotos de casamento? Um noivo em miniatura levantando, a todo o esforço, uma aliança ou mesmo noivos investigativos... O aplicativo Fotografia casamento engraçado dá dicas das poses inusitadas para fazer seu álbum. Disponível no Google Play, gratuitamente.
https://migre.me/8WlWK

Gordices
» O aplicativo Wedding Cakes Livro Idea é uma espécie de catálogo de bolos lindos e gostosos on-line. Use-o como inspiração para o seu casamento. Disponível no Google Play gratuitamente.
https://migre.me/8WmyB

As psicólogas Myriam Letícia e Maria Isabel uniram seus trabalhos em um só para abordar tudo sobre casamento(foto: ana paula aguiar/Divulgação)
As psicólogas Myriam Letícia e Maria Isabel uniram seus trabalhos em um só para abordar tudo sobre casamento (foto: ana paula aguiar/Divulgação)
Parceria que resulta em ajuda

Psicólogas, noivas e blogueiras. Myriam Letícia Kalvan e Maria Isabel Ornelas, a Bel, descobriram que tinham muita coisa em comum e resolveram fazer uma parceria para criar o “siteblog” Casando em BH (https://casandoembh.com.br) no ano passado. Cada uma tinha um blog independente para falar dos preparativos dos casamentos, que ocorreram em 2010. No ano passado, investiram no novo projeto para reunir, em um só espaço, tudo sobre casamentos na capital mineira. “A ideia era encontrar outras noivas, fazer uma rede social mesmo, compartilhar fornecedores”, explica Bel Ornelas.

O projeto deu certo e perdeu o tom caseiro, adquirindo ares mais sérios. Hoje, são cerca de 2,5 mil visitantes e 4,5 mil páginas visualizadas por dia. “No meu blog, o objetivo principal era ser ajudada. Postava que estava procurando por um tapete verde para a igreja e as leitoras respondiam. Eu não tinha informação para ajudar ninguém”, relembra Bel. O Casando em BH tem uma proposta totalmente diferente: relacionar uma lista de serviços, dicas e tendências para ajudar as noivas.

As blogueiras contam que, na época dos preparativos para o casamento, lançaram mão de todos os recursos da internet para procurar sobre o tema e pedir orçamentos a fornecedores. Principalmente Letícia, que vivia em Campinas (São Paulo), mas iria se casar em Belo Horizonte. As comunidades do Orkut, em 2010, ainda eram consideradas as top de linha.

A preocupação com a possível exposição excessiva na rede surgiu só agora. “O blog ficou conhecido e as pessoas me param na rua e falam comigo. Outro dia, encontrei uma moça em uma fila e ela falou que comprou um sapato para o casamento igual ao meu. Eu sei que há 2 mil pessoas me lendo, mas é uma percepção abstrata”, conta Bel Ornelas. Ela acredita que cada noiva é quem decide se há perigo ou não na postagem pública de seu casamento. “Algumas adoram, já colocam tudo no Facebook e, se gostam, não há problemas.”

Conteúdo
Para Bel, as mulheres costumam criar blogs, porque a expectativa em torno do casamento é muito grande, é um momento único em que não se pode errar. “Quando se fazem escolhas sem embasamento, a pessoa fica insegura. Com o espaço virtual, você descobre que três meninas já utilizaram os serviços de determinado bufê, aí você relaxa. Diferentemente dos sites, o blog é pessoal, cria uma relação de cumplicidade com a leitora”, afirma.

Mas, segundo ela, em 2010 houve um boom de blogs de noivas, porque especialistas da área digital espalharam a crença de que era fácil ganhar dinheiro com uma página virtual. As meninas perceberam que dá trabalho mantê-lo atualizado e, pouco a pouco, saíram da blogosfera. “Eu e a Letícia trabalhamos como psicólogas, mas até 50% do nosso tempo é gasto com o blog”, compara.

Os posts que fazem mais sucesso no Casando em BH são as histórias e fotos de casamentos reais. A sessão de classificados também tem grande demanda. “Cerca de 95% das noivas querem vender o vestido, mas há quem anuncie sapatos, almofadas de alianças e até garrafas de uísque que sobraram da festa”, explica Bel. Há ainda um catálogo de serviços, que é atualizado constantemente. Até cerimonialistas aproveitam desse guia. O público é formado, essencialmente, por noivas, mas, de vez em quando, as blogueiras recebem um e-mail de um noivo leitor. Letícia e Bel acabaram de lançar também o Casando com amor (https://casandocomamor.com.br/), site de guia de serviços que não se restringe à capital mineira.

Blogs da capital
» Vou me casar em BH
voumecasarembh.com
» Mari e Eder
marieeder.blogspot.com/
» Noiva BH
www.noivabh.blogspot.com
» Noivas a flor da pelle
www.noivasaflordapelle.com.br/

(foto: Google Weddings/ Reprodução de Internet)
(foto: Google Weddings/ Reprodução de Internet)
Até tu, google?

Sim. O gigante das buscas também desenvolveu uma ferramenta exclusiva para noivas neuróticas com os preparativos do casamento. A plataforma Google Wedding interliga diversos serviços da empresa, como o Docs e o Picasa. Tudo é baseado no sistema do Google Sites, que, de maneira intuitiva, ensina você a criar e manter uma página na web. Há opções de layout padrão ou a usuária pode personalizá-lo. Recursos especiais, como planilhas e formulários para listas de convidados, endereços ou mesmo para orçamentos, são alguns dos mimos oferecidos pela ferramenta de edição de documentos. A plataforma indica formas inteligentes de usar seus serviços para agilizar o check-list do casório.
www.google.com/weddings/


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)