(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas MISTÉRIO DESVENDADO

Estudo explica por que a Lua tem um forte campo magnético

Fenômeno teria sido causado pelo choque de asteroide rico em substâncias ferrosas


postado em 09/03/2012 08:45 / atualizado em 09/03/2012 09:01

Clique e entenda a formação do magnetismo lunar(foto: Arte/D.A Press)
Clique e entenda a formação do magnetismo lunar (foto: Arte/D.A Press)
Em 20 de julho de 1969, o norte-americano Neil Armstrong entrou para a história por ser o primeiro homem a pisar a Lua. Além de uma série de respostas científicas sobre o único satélite natural da Terra, a visita de Armstrong e de outros astronautas gerou várias dúvidas, algumas delas sem resposta até hoje. Agora, em um artigo publicado na edição de hoje da revista Science, cientistas franceses e norte-americanos parecem ter encontrado a resposta para uma das mais intrigantes: como pode a Lua ser magnetizada?

Quando as naves Apollo passaram a pousar na Lua, entre 1969 e 1972, uma das maiores surpresas dos cientistas foi detectar a existência de um forte magnetismo em sua superfície. O fenômeno era inesperado porque 93% da composição do satélite são de não metais, como hélio, neônio, hidrogênio e argônio. E para a existência de magnetismo seriam necessários mais metais na composição lunar.


"Análises de amostras trazidas pelas missões Apollo mostram que a crosta lunar é, intrinsecamente, muito não magnética. Portanto, os campos magnéticos lunares detectados a partir de naves espaciais em órbita são extremamente difíceis de explicar", diz ao Estado de Minas Mark Wieczorek, pesquisador da Universidade de Paris-Diderot, na França, líder do estudo.

Na busca por uma explicação, os cientistas voltaram seus olhos para as crateras da Lua, resultantes de bilhões de anos de impactos de meteoros e asteroides. Chamou a atenção dos especialistas o fato de a região conhecida como bacia do Polo Sul-Aitken – onde está a maior cratera formada por um impacto de asteroide de todo o Sistema Solar – ter a maior concentração de magnetismo.


Essa coincidência fez os cientistas desconfiarem de que, talvez, o fenômeno inesperado detectado na Lua tivesse uma causa externa. A teoria era a de que o asteroide de aproximadamente 200 quilômetros de extensão que formou a enorme cratera teria depositado ali uma grande quantidade de metais ferrosos. "Esses impactos foram um dos processos geológicos mais importantes para a formação da superfície lunar. Um asteroide grande o suficiente para criar essa cratera no Polo Sul-Aitken deve ter deixado uma quantidade enorme de alguma forma exótica de ferro na superfície lunar", resume o pesquisador francês.

Simulação

Para confirmar essa hipótese, os pesquisadores passaram a simular em computador como teria sido o impacto na região Sul da lua. "Nossas simulações desse impacto mostram que esse material é capaz de explicar as anomalias magnéticas na Lua se tiver sido depositado quando ainda existia um antigo campo magnético no satélite", prossegue Wieczorek.

Logo depois de sua formação, a Lua tinha algum tipo de campo magnético, que foi desaparecendo à medida que ela adquiria as características atuais. "Sabemos, de outros estudos das rochas lunares, que tal campo provavelmente estava presente no momento do grande impacto", explica o especialista. Assim, a junção de um campo magnético já existente com o espalhamento de materiais ferrosos conservou na superfície lunar um campo eletromagnético que resiste até hoje.

A descoberta, além de desvendar um antigo mistério, traz importantes informações sobre a história da Lua, especialmente ao mostrar que ela, muito provavelmente, teve um campo magnético em sua origem. "A Lua é o nosso vizinho mais próximo, mas, até muito recentemente, não sabíamos até que ponto ela tinha sido um miniplaneta (com crosta, manto, núcleo e um campo magnético antigo) ou somente mais um asteroide, corpo que muitas vezes é descrito como pilhas de escombros não derretidos do Sistema Solar", relata Wieczorek.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)