(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Alfinetada virtual

Rede social para compartilhamento rápido e simples de imagens e ilustrações vira fenômeno nos Estados Unidos


postado em 23/02/2012 11:35

"Uma imagem vale mais do que mil palavras". É clichê, mas a ideia tem funcionado bem como princípio da rede social Pinterest, lançada em março de 2010. O site, que tem atraído milhões de novos usuários somente nos últimos meses, é a grande promessa deste ano. Ele funciona como uma espécie de mural de recados só com fotos e ilustrações. O nome vem da junção das palavras pin (alfinete) e interest (interesse). A proposta é “alfinetar” – marcar – as imagens interessantes, organizá-las em categorias e compartilhá-las na rede.

Segundo a comScore, empresa de consultoria web, o Pinterest foi o que mais rápido superou a marca de 10 milhões de visitantes únicos na história. Em janeiro deste ano, ele atingiu 11,7 milhões – até o fim de novembro de 2011 esse número não alcançava a metade desse valor. Ainda de acordo com a consultoria, de maio de 2011 a janeiro de 2012, a média de minutos dos visitantes por mês passou de 13,7 para 97,8 minutos. Apesar de parecer pouco, a rede social só tem tempo gasto inferior se comparada ao Facebook (sete horas) e o Tumblr (duas horas e meia).

O fenômeno, que, por enquanto, se restringe ao território norte-americano, não foi alavancado por early adopters – apaixonados por tecnologia –, mas sim por usuários comuns. A interface simples e o alto poder de vício da ferramenta são algumas das vantagens que atraíram esse público.

A etapa que exige um pouco mais do novo usuário é só a inicial, quando é preciso estabelecer os temas de preferência, quem seguir e categorias, que serão visualizados como quadros temáticos na sua conta. Depois, basta distribuir seus “pins” pela internet, que os ícones irão para o seu perfil de maneira organizada e prática. As lógicas do curtir do Facebook e o republicar do Tumblr e do Twitter também se encontram no site com a ferramenta repin.

Na página inicial ficam os recentes pins das pessoas que você segue. Outros usuários também podem segui-lo. Esse espaço é uma espécie de mural do Face. Não é necessário ir no perfil de alguém para curtir ou comentar alguma publicação que tenha visualizado. Isso pode ser feito na própria postagem.

E-commerce
Uma oportunidade do Pinterest, que já foi vislumbrada pelas empresas, é a chamada vitrine virtual. Em Gifts, é possível buscar artigos por faixas de preço (em dólar, claro). Cada item tem um link que leva o internauta para o portal da loja. Há ainda a possibilidade de inserir o valor com uma tarja na imagem do produto. Basta adicionar o símbolo $ na descrição.
Para fazer parte da rede é preciso receber um convite. Com o recente burburinho na mídia especializada sobre o Pinterest, não demora para essa condição cair por terra. No mais, basta conectar a sua conta do Twitter ou Facebook ao site.pinterest.com/

Passo a passo
1- Peça a um amigo que tem conta para enviar-lhe um convite, ou faça a requisição no site. De posse desse “passe”, conecte o Pinterest à sua conta no Facebook ou Twitter.
2- Escolha a categoria de imagens do seu interesse: fotografia, tecnologia, crianças...  
3- Selecione quem seguir. Você automaticamente seguirá os seus amigos da rede social que teve a conta vinculada ao Pinterest.
4- Faça a sua lista de temas pelos quais seus pins serão organizados.
5- Instale o plug-in do botão “Pin It”. Há um tutorial ensinando como fazer. Depois é só começar a espalhar seus pins pela web.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)