(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Limpeza refinada do micro


postado em 12/01/2012 11:48

Sempre recomendo que no começo do ano o leitor faça uma limpeza em seu equipamento para começar o ano com uma máquina mais enxuta e com melhor performance. Durante o ano você deve ter instalado vários programas, muitos até por dica desta coluna. Agora é um bom momento para avaliar o que você realmente usa e o que não interessa mais.

É possível fazer a remoção de programas usando os recursos do próprio Windows. Nesse caso o primeiro passo é acessar o Painel de Controle, escolher o item Desinstalar programas e fazer uma análise do que você realmente utiliza. Verá que nem se lembra mais de ter instalado ou usado muitos programas. É hora de selecioná-los e clicar no botão de desinstalação.

Agora, se você quer fazer uma remoção mais criteriosa e ainda por cima limpar muito espaço em disco do seu micro, recomendo um programa chamado SlimCleaner, disponível em https://slimcleaner.com. Ele é similar ao Ccleaner, já indicado por esta coluna, mas tem algumas diferenças interessantes. Para fazer a limpeza geral do micro, clique no botão Cleaner na coluna de opções que fica à esquerda da tela. Em seguida clicar em Analyze. No meu micro foram apontados milhares de arquivos que consumiam 2.6 Gbytes de espaço.

Uma diferença em relação ao Ccleaner é que este programa possui uma base de dados nas nuvens, ou seja, na internet, que analisa os programas instalados e, baseado na opinião de outros usuários, faz recomendações sobre a utilidade deles. Por exemplo, clicando no botão “Software”, o software mostra os programas instalados e você pode saber o que fazem clicando no botão “More info”, que aparece para cada um.

Você pode clicar na linha do programa e dar sua opinião sobre ele, ou removê-lo por meio do botão Remove Selected, após marcar a caixa de seleção que o mostra. Com ele, apaguei três programas que vieram instalados com o micro e que eu nem sabia para que serviam.

A opção Optimize indica quais programas podem ser potencialmente perigosos. A opção Shredder serve para eliminar definitivamente pastas e arquivos. Basta arrastar um arquivo ou pasta para a região central da tela e clicar no botão Shred. Feito isso, nenhum programa de recuperação de arquivos apagados conseguirá recuperá-lo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)