(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Privacidade no face, é possível?

Quando o "Google Plus" surgiu com promessa de mais privacidade, Zuckerberg foi atrás do prejuízo


postado em 12/01/2012 11:20 / atualizado em 12/01/2012 11:23

O Facebook descentralizou as definições de privacidade para facilitar o entendimento do usuário. O objetivo, pelo menos, era esse. O controle do usuário se divide em informações de perfil e postagens publicadas no site. Há ainda a central de configurações, mas mais simplificada. Entenda cada ponto para proteger suas informações.

1) No seu perfil, cada item sobre você tem um botão de controle ao lado. Você decide, por exemplo, se a localização da sua residência atual será vista publicamente ou apenas por amigos ou um grupo personalizado de usuários.

2) Para certificar-se das informações que estão disponíveis para determinado usuário, você pode visualizar como ele vê o seu perfil.

3) Sabe quando sua amiga marca vocë naquela foto em que você está deprimente, com um copo na mão e trocando as pernas? Pois é, seus problemas em relação a sua reputação on-line não acabaram, mas foram minimizados depois que surgiu a possibilidade de aprovar tudo o que falam de você antes de ser publicado no seu mural. Você não pode evitar que seus amigos o mencionem, mas pode impedir que essas publicações fiquem em seu perfil. Ainda dá para controlar marcas que seus colegas tenham feito nas fotos que você postou. Vá em “Configurações de privacidade”, depois em ‘Como funcionam as marcações”.

4) O usuário pode ainda remover conteúdo com a sua marcação. Para isso é preciso ir até a atualização ou foto e remover a publicação. Um botão ao lado de cada menção ao seu perfil aparecerá com a informação de quem pode visualizar aquele conteúdo.

5) Nem só quem tem smartphone pode fazer check-in nos locais visitados. O Facebook Places, função de marcação de lugares, pode ser usada por qualquer usuário. O estabelecimento ou mesmo região vira um link que direciona ao seu ponto no mapa.

(foto: Euler Júnior/em/d.a press)
(foto: Euler Júnior/em/d.a press)
» #Fikdica
O bom uso, não o bom usuário
Salomão Terra, de 28 anos, professor do Centro Universitário Belo Horizonte (Uni), acredita que a discussão não deve ser somente sobre o controle de privacidade que a rede social oferece ou não. Deve haver um debate sobre a utilização da ferramenta. A primeira coisa a se pensar, segundo ele, é qual é o seu objetivo na rede: divertir-se, fazer contatos profissionais ou vender um produto... “Você deve utilizar os recursos de privacidade que existem e, acima de tudo, não postar nada que você não queira que as pessoas leiam. É a projeção de um mundo real no virtual. (...) O que você posta compõe a sua identidade social. É preciso respeitar o espaço do outro”, complementa o professor.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)