(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Intensos Anos

O poder de mobilização das redes sociais e a forte presença dos smartphones e tablets no mercado de equipamentos foram realidades em 2011 que vão se consolidar em 2012


postado em 22/12/2011 10:10 / atualizado em 22/12/2011 10:30

Com a bola de cristal em mãos, especialistas tentam adivinhar como será, tecnologicamente falando, 2012. Se seguir o que foi 2011, com certeza será também um ano intenso. Tratando-se de internet, essa verdadeira caixinha de surpresas, na definição mais clichê (e também mais sincera), tudo é possível. Apesar dessa constatação, há quem se arrisque e faça previsões com base nas tendências que despontaram neste ano. Um divertido trabalho da ABI Research divulgou a lista do que não irá ocorrer em 2012. Entre elas, o instituto aposta que a afirmação “num futuro próximo as pessoas terão sua primeira experiência na internet por meio do celular” é uma grande balela. Em tempos em que notebooks e tablets ficam cada vez mais acessíveis, navegar na web somente pelo aparelho se torna inconveniente. A empresa também acredita que não será no ano que vem que a tecnologia 4G (LTE) será difundida no país.

Falando em redes sociais, a manchete “Facebook ultrapassa Orkut no Brasil”, precipitadamente divulgada pelo Ibope em setembro, pode se tornar realidade no ano que vem. E nem é preciso consultar estudiosos para saber. Quem utiliza as duas redes já percebeu que todos os seus colegas orkutianos resolveram fazer uma conta no site de Zuckerberg. Segundo dados de setembro da ComScore, empresa de pesquisa de mercado on-line, a rede de relacionamento do Google ainda é líder, com 37,1 milhões de usuários, mas vem perdendo espaço para o Face (28,5 milhões). Enquanto o Facebook cresceu 210% em um ano, a concorrente atingiu a marca de somente 20%.

Seja como for, as redes sociais que bombaram em 2011 e se tornaram caminho para a realização de várias manifestações pelo mundo, como a Primavera Árabe e o Occupy Wall Street, vão continuar prestando esse tipo de serviço. Em Belo Horizonte, por exemplo, a recente manisfestação Ocupe a Câmara, para protestar contra os vereadores belo-horizontinos que aprovaram o aumento de 61,8% nos próprios salários, é um exemplo de como o ciberativismo se torna forte tendência para 2012.

Aparelhos bombantes
Na área de equipamentos, o que bombou mesmo em 2011 foram os tablets e os smartphones. A cada lançamento, mais novidade e serviços foram sendo agregados a eles tornando-os cada vez mais aparelhos dos desejos. Para o IDC Brasil, se 2011 foi o ano da popularização dos smartphones e da entrada dos tablets no país, 2012 será tempo de popularização das pranchetas eletrônicas e da consolidação dos telefones inteligentes.

O sistema operacional Android e sua mais recente versão Ice Cream Sandwich (ou Andoid 4.0) torna-se definitivamente a plataforma concorrente direta da iOS da Apple, equipando aparelhos de diversos fabricantes. Mas não deve dormir no ponto, pois o Windows Phone, da Microsoft, promete sacudir o mercado e brigar, já a partir do ano que vem, pelas primeiras posições do mercado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)