(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

A ponte entre pessoas e produtos

Encontro discute em BH atividade ainda pouco explorada no Brasil: design de interação


postado em 01/12/2011 11:12

(foto: Tamás Bodolay /híbrido.cc/Divulgação )
(foto: Tamás Bodolay /híbrido.cc/Divulgação )
Alguns dos principais especialistas nacionais e internacionais em design de interação estão em Belo Horizonte, onde participam, de hoje até sábado, da terceira edição do Interaction South America 2011 – IxDSA11 – Conferência Latino-Americana de Design de Interação. Estão confirmados para compartilhar experiências e participar de palestras sobre o tema profissionais como Jon Kolko (da Thinktiv), Mike Kuniavsky (da Adaptative Path), Brian Rink (da IDEO), Bill Scott (da Paypal), Mike Kruzenisky (da Microsoft), Gustavo Moura (do Google) e H.D.Mabuse (da C.E.S.A.R). O encontro, que é apoiado pelo Estado de Minas, ocorre no auditório da UNI-BH, na Lagoinha (Região Noroeste da cidade), com uma programação que combina debates e workshops voltados para o design de interação, uma linha do design ainda pouco conhecida pelo público, mas que já é aplicada em empresas que trabalham com inovação. Assim, o IxD (interaction design, do inglês) tem se consolidado como uma abordagem fundamental na formação do designer contemporâneo.

O designer de interação, segundo explica Geovane Rodrigues – idealizador do evento na capital –  é responsável por buscar e criar soluções adequadas para as relações entre pessoas, produtos e serviços. “Há quem pense que o profissional da área é somente especializado em interfaces para web, mas a disciplina já ultrapassou há muito as barreiras das telas e dos monitores de computadores”, afirma. Para ele, isso ocorre porque o campo de estudo desses profissionais é essencialmente multidisciplinar e suas metodologias de trabalho podem ser aplicadas à melhoria da experiência de um usuário ao lidar com as mais diversificadas tecnologias disponíveis. “Atualmente, um grande números de empresas de porte consideram a pesquisa em design de interação uma etapa fundamental na tomada de decisões. Com base nos dados apurados é que se definem recursos, linguagens e estratégias para o desenvolvimento de novos produtos e serviços”, completa.

Experiência Google
Com formação em design de interfaces, já com 10 anos de experiência na área, Gustavo Moura, UX (de experiência com o usuário, do inglês) do Google, será um dos participantes do encontro belo-horizontino. Ele vai levar aos participantes como funciona o processo de design de interação dentro da gigante das buscas e como suas experiências podem ajudar outros profissionais. Gustavo já trabalhou também em empresas da Alemanha e hoje atua como designer de interação no escritório de pesquisa e desenvolvimento do Google.

“O trabalho de design que se realiza dentro do Google é diferente do que geralmente é feito fora, porque nós trabalhamos para o nosso usuário final, não para clientes. E a filosofia da empresa é atuar de forma colaborativa”, informa ele, ressaltando que num processo de criação todos podem e devem opinar. Por isso, as conversas entre todos os setores envolvidos (gerentes de produtos, engenheiros, programadores etc.) são uma constante para que se identifique o que o usuário quer. “E dentro disso, o designer é o profissional que vai traduzir todas essas impressões e informações para se chegar a um termo comum.”

Para ele, o principal trabalho de um designer de interação é tornar as coisas mais fáceis e divertidas de serem usadas. “E quando digo coisas, estou me referindo a tudo: produtos, sites, serviços. Enfim, tudo mesmo que possa servir de ponte entre pessoas”, define. Entretanto, durante o processo de desenvolvimento de um produto, algumas falhas clássicas poderiam ser evitadas ou corrigidas. Na palestra que fará, o designer do Google vai mostrar ainda algumas dessas falhas identificadas em conjunto com engenheiros, designers e gerentes de produtos da empresa.

Segundo Gustavo Moura, a área de design de interação já está bastante desenvolvida fora do país, especialmente na Europa, mas ainda é incipiente por aqui. “É muito difícil encontrar bons profissionais especializados no Brasil. A realização de eventos dessa importância no país ajuda bastante a evolução da disciplina”, afirma.

(foto: Arquivo Pessoal)
(foto: Arquivo Pessoal)
Arte interativa

Os encontros Interaction foram idealizados pela IxDA (https://www.ixda.org/), associação global dedicada à prática do design de interação. A primeira edição ocorreu em 2008, nos Estados Unidos. No Brasil, o Interaction South America foi realizado pela primeira vez em 2009, em São Paulo, e em 2010, em Curitiba. “Belo Horizonte recebe agora a maior das edições já realizadas na América do Sul, com uma grade de programação que busca representar o real papel do IxD para o nosso mundo, tornando-o economicamente viável e sustentável”, informa Leandro Alves, também organizador da conferência.

O Interaction South America 2011 irá contar também com apresentações de trabalhos acadêmicos, um concurso de design (Design Challenge) e uma exposição de arte interativa. Durante o evento também vão ocorrer workshops e reuniões de líderes locais da IxDA. "Nosso objetivo é compartilhar conhecimentos sobre o design de interação e a sua prática", revela Leandro Alves. Seguindo esse raciocínio, o IxDSA11 vai também divulgar a produção científica dos grupos de pesquisa vinculados às instituições de ensino que trabalham com IxD e, dessa forma, incentivar um espaço de reflexão acerca das questões inerentes à prática da disciplina. Uma exposição de arte interativa e de demos abre espaço também para trabalhos de arte e projetos conceituais na fase de protótipos funcionais, que apresentem conteúdo crítico e utilizem da interação para sua concepção.

O evento contará ainda com espaço para exposição de produtos e serviços de organizações ligadas ao tema da conferência. De acordo com os organizadores, o encontro será uma grande oportunidade para network, conhecimento e negócios, pois vai reunir profissionais em diversas fases da carreira. Além do Estado de Minas, apoiam o encontro as empresas Goggle, Gauge, Design Echos e Try.

Relação homem–máquina
Design de interação é uma área do design especializada no projeto de artefatos interativos, como websites, PDAs, jogos eletrônicos e softwares. O foco do design de interação são as relações humanas tecidas por meio dos artefatos interativos, que funcionam também como meios de comunicação interpessoal.  Autores e profissionais da área referem-se a isso por meio dos acrônimos "iD" ou "IxD" (do inglês, interaction design) ou "DxI" (do português, design de interação). Trata-se ainda de uma vertente do design, cuja filosofia prega o desenvolvimento de projetos a partir da aplicação de conceitos construídos com base na observação das experiências e de testes com usuários.  Sua aplicação visa a melhoria da relação homem–máquina, já que o sucesso de um produto no mercado depende muito da experiência interativa que ele pode proporcionar. O tema tornou-se motivo de estudos em grandes universidades dos Estados Unidos, como o MIT, a Carnegie Mellon University, a Savannah College of Art and Design, o Institudo Ivrea de design de interação, a Universidade de Iorque e o Royal College of Art. No Brasil, há pós-graduação homônima oferecida pela PUC Minas, Instituto Faber-Ludens de Design de Interação (em Curitiba) e Universidade Positivo (também em Curitiba).

Interaction South America 20

De hoje a sábado, das 9h às 20h30
No UNI-BH – Rua Diamantina, 463 – Lagoinha
Inscrições e informações:
https://www.interaction-southamerica.org
Programação:
https://www.interaction-southamerica.org/2011/pt/programacao/


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)