(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Janot se diz que suposto uso da Abin por Temer se compara a atos da ditadura

O procurador-geral da República disse estar 'perplexo' com uma possível investigação de Fachin


postado em 10/06/2017 16:19 / atualizado em 10/06/2017 18:19

O PGR condenou o suposto uso da Abin pelo governo Temer(foto: João Cruz / Agência Brasil)
O PGR condenou o suposto uso da Abin pelo governo Temer (foto: João Cruz / Agência Brasil)

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, divulgou nota neste sábado dizendo estar “perplexo” com o suposto uso da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para investigar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, que, segundo ele, tem se pautado pela “isenção” e responsabilidade. Janot se referiu ao episódio como um “atentado aos poderes da República e ao estado democrático de direito”.

Segundo a revista Veja, Temer teria usado a Abin para devassar a vida do relator da Lava-Jato, Edson Fachin, em mais uma ofensiva para se isentar das denúncias de corrupção que pesam contra ele. O Planalto negou a informação.

Segundo o PGR, há uma “colossal diferença” entre investigar dentro dos procedimentos legais e “usar o aparato do estado para intimidar a atuação de autoridades com o simples fito de denegrir sua imagem e das instituições”. De acordo com Janot, caso se confirme o fato, trata-se de “práticas de um estado de exceção”.

“O desvirtuamento do órgão de inteligência fragiliza os direitos e as garantias de todos os cidadãos brasileiros, previstos na nossa Constituição da República e converte o Estado de Direito, aí sim, em Estado Policial. O Ministério Público Brasileiro repudia com veemência essa prática e mantém seu irrestrito compromisso com o regime democrático e com o cumprimento da Constituição e das leis”, diz o texto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)