SIGA O EM

Operação Lava-jato

Delator da Odebrecht cita senador Aécio Neves em depoimento

Tucano teria participado de fraude em licitação; senador diz que acusação é falsa e absurda

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
[]

postado em 02/02/2017 11:21 / atualizado em 02/02/2017 11:54

Estado de Minas

O ex-presidente da Odebrecht Infraestrutura, Benedicto Júnior, afirmou em delação premiada ter se reunido com o presidente do PSDB, senador Aécio Neves, quando ele governava Minas Gerais, para tratar de uma fraude na licitação da obra da Cidade Administrativa com vistas a favorecer grandes empreiteiras.

A informação foi publicada nesta quinta-feira pelo jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com o depoimento, foi decidido um percentual de propina a ser repassado pelas empresas no esquema.

O senador Aécio Neves divulgou nota repudiando o teor do relato do delator e defendeu o fim do sigilo das delações “para que todo conteúdo seja de conhecimento público”. Aécio classificou a citação de ''falsa e absurda'''.

Segundo a Folha, o percentual da propina na Cidade Administrativa ficou entre 2,2% e 3% sobre os contratos. A Odebrecht era líder no consórcio que venceu a licitação, sendo responsável por 60% da obra.

Aécio teria orientado as construtoras a procurar Oswaldo Borges da Costa Filho, conhecido como Oswaldinho, para que o percentual da propina fosse acertado.

A Cidade Administrativa foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e custou à época R$ 2,1 bilhões. Foi a obra mais cara do tucano no governo de Minas.

As obras da construção do Rodoanel e do Metrô, em São Paulo, pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), também são citadas nas delações da Odebrecht mas, de acordo com os investigadores, funcionários não detalharam o esquema de propina.

Por causa das delações de BJ, como era chamado Benedicto Júnior, os procuradores da Lava-Jato solicitaram uma espécie de recall da delação da Andrade Gutierrez. Faltou, segundo eles, detalhar os esquemas de propina da Cidade Administrativa, do Rodoanel e do Metrô de São Paulo.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Celso
Celso - 02 de Ferveiro às 20:27
Esse cara está em todas e nunca é preso. Correios, Ambulâncias, Petrolão etc.
 
Carlos
Carlos - 02 de Ferveiro às 16:24
É Aécio, você enganou gente demais! O tempo está cuidando de tirar a sua máscara! Agora os mineiros sabem quem você é!
 
Marco
Marco - 02 de Ferveiro às 15:34
Este safado tem que ir para a cadeia, não só por causa disso, mas também pelas outras coisas que ainda estão nas delações de outros, vamos dar gargalhadas quando acontecer, não vale o chão que pisa.
 
Aloisio
Aloisio - 02 de Ferveiro às 15:32
Pouco a pouco a mascara de muito vigarista que aparece como paladino da moral vai cair,
 
Jadir
Jadir - 02 de Ferveiro às 14:31
O Aécio Neves está mais sujo que pau de galinheiro.
 
Ronaldo
Ronaldo - 02 de Ferveiro às 14:10
Não sei como esse CANALHA ainda está SOLTO.