(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

MP quer afastar mais três vereadores de BH suspeitos de corrupção

Dois dos cinco acusados de participar do esquema de pagamento de propina já foram obrigados a deixar o cargo. Eles vão continuar a receber o salário, que vai para a conta do contribuinte


postado em 25/11/2011 06:00 / atualizado em 25/11/2011 07:04

Câmara decide adiar por 60 dias a posse dos suplentes, o que pode complicar as votações de projetos de interesse do Executivo(foto: Jackson Romanelli/EM/D.A Press - 1/8/11)
Câmara decide adiar por 60 dias a posse dos suplentes, o que pode complicar as votações de projetos de interesse do Executivo (foto: Jackson Romanelli/EM/D.A Press - 1/8/11)
O Ministério Público de Minas Gerais quer o afastamento dos outros três vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte – Geraldo Félix (PMDB), Maria Lúcia Scarpelli (PCdoB) e Alberto Rodrigues (PV) – acusados de receber propina para aprovar o projeto de lei, em 2008, que autorizava a ampliação da área de construção do Boulevard Shopping, na Região Leste da capital mineira, e deve recorrer da decisão judicial assim que receber o comunicado oficial. O juiz da 3º vara da Fazenda Municipal, Alyrio Ramos, determinou que deixassem o cargo apenas dois dos cinco vereadores supostamente envolvidos no esquema: Hugo Thomé (PMN) e Carlos Lúcio Gonçalves, o Carlúcio (PR). Mas quem vai pagar a conta do afastamento é o contribuinte, já que, mesmo sem trabalhar, eles vão receber o salário, de R$ 9.288,05. Isso significa que, se os suplentes assumirem as vagas, os belo-horizontinos pagarão o vencimento em dobro, ou seja, para o político afastado e para o que assumiu a sua cadeira.

O promotor responsável pelo caso, Eduardo Nepomuceno, explicou que a legislação, “infelizmente, permite esse benefício para aquele que detém cargo eletivo”. A lei em que os políticos estão amparados é a 8.429/92, citada por Ramos ao determinar o afastamento dos vereadores sem o prejuízo de remuneração. A Câmara vai adiar a despesa extra por 60 dias. A saída dos dois vereadores acontecerá quando a Casa receber o comunicado oficial, mas os suplentes só serão convocados dois meses depois, conforme o procurador-geral da Casa, Bruno Burgarelli. “Isso está previsto no Regimento”, justificou. Hugo Thomé, Carlúcio e o suplente e ex-vereador Sérgio Balbino também terão os bens bloqueados e o sigilo fiscal quebrado.

 Delator do esquema de compra de voto para favorecer o projeto do shopping, Sérgio Balbino, segundo a decisão judicial, também está impedido de assumir o cargo no Legislativo Municipal, em caso de vacância, assim como Carlúcio, que assumiu o mandato este ano na vaga de Carlos Henrique. A promotoria vai pedir à Justiça que estenda a decisão aos outros três suplentes Valdivino Pereira (PTC), Vinicius Dantas (PT), Valdir Vieira (PTN), também acusados de participar do esquema. Alyrio Ramos determinou também a quebra de sigilo fiscal dos três, do ex-vereador Reinaldo Lima (PR) e dos vereadores Geraldo Félix e Alberto Rodrigues e Maria Lúcia Scarpelli.

‘Traição na hora H’

A legislação, infelizmente, permite àquele que detém cargo eletivo o benefício de manter a remuneração - Eduardo Nepomuceno, promotor de Justiça(foto: Jorge Gontijo/EM/D.A Press - 9/3/09)
A legislação, infelizmente, permite àquele que detém cargo eletivo o benefício de manter a remuneração - Eduardo Nepomuceno, promotor de Justiça (foto: Jorge Gontijo/EM/D.A Press - 9/3/09)
O vereador Alberto Rodrigues, quando questionado sobre o fato, desqualificou Balbino, e deixou escapar que ele “traiu os colegas na hora H”. Posteriormente, o vereador negou que tenha recebido propina para votar o projeto. Segundo ele, seu nome foi citado na acusação porque ele e outros 14 vereadores assinaram o aditivo que autorizava a expansão do shopping. “Não sei porque só 10 foram acusados”, acrescentou. Ele disse ainda que assinou o documento para ajudar um companheiro, de quem ele nem lembra o nome. “ Às vezes a gente assina um negócio sem muita consciência para ajudar um colega. Não via problema nenhum se era para aumentar um pouquinho o shopping, se era necessidade deles”, justificou.

Já Hugo Thomé, acusado de intermediar as negociações para cobrança de propina, com Carlúcio e Balbino, disse que vai recorrer da decisão para continuar no cargo. “Estou tranquilo”, afirmou. Ele negou que tenha recebido o dinheiro e disse ainda que Sérgio Balbino é seu adversário político e pessoal. “Não entendi a declaração do empresário (que assumiu ter pagado a propina)”, disse. Geraldo Félix também negou seu envolvimento e disse que tudo não passa de perseguição política. “Tudo isso será esclarecido”, ressaltou. Os outros vereadores não estavam nos seus gabinetes e não retornaram às ligações.

Votações

A ausência de dois vereadores vai dar mais trabalho para o líder do governo, vereador Tarcísio Caixeta (PT), negociar as votações. O fato é que dois vereadores fazem a diferença no plenário, porque, apesar de a Casa ter 41 parlamentares, somente de 30 a 34 costumam registrar presença nas reuniões. Margem apertada para as votações qualificadas em que se exige o voto de pelo menos 28. Muitos deles vão embora logo depois de marcar presença e é comum a votação cair com o pedido de revisão de quórum.


Existia um projeto lícito, legal, encaminhado pelo Executivo e que deveria tramitar normalmente, mas ele foi procurado pelos vereadores, que disseram que, se não pagasse, o projeto não passaria

Marcelo Leonardo, advogado de Nelson Rigotto


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)