(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PSDB pronto para coligação formal com PT em BH

Tucanos oferecem tempo de televisão para ampliar participação da chapa no horário eleitoral


postado em 06/09/2011 06:00 / atualizado em 06/09/2011 07:33

O PSDB mineiro está de braços abertos para participar de uma coligação formal com o PT pela reeleição do prefeito Marcio Lacerda (PSB). Só falta as executivas estadual e municipal combinarem. Enquanto a primeira já avançou nas negociações com a cúpula socialista, a direção local nem sequer foi chamada a entrar no assunto. Em duas reuniões separadas –nessa segunda-feira , do PSDB municipal e hoje do estadual –, os tucanos se colocam sem restrições a uma nova aliança com o principal partido rival e, desta vez, oferecendo seu tempo de televisão para ampliar o poder de fogo na campanha.

O presidente do PSDB de Minas Gerais, deputado federal Marcus Pestana ,disse que vai conversar hoje com a Executiva municipal e os vereadores de Belo Horizonte sobre a proposta feita pelo PSB em Brasília na semana passada, quando os socialistas convidaram os tucanos formalmente a se unirem a Lacerda. Apesar de não haver nada fechado, Pestana indicou nessa segunda-feira que não colocará obstáculos. Aceita aliança formal e não reivindica vaga na chapa, deixando o caminho livre para o PT continuar com o vice-prefeito. “Como diria Hélio Garcia, vice, se não atrapalhar, já ajuda muito. Reivindicamos participar da formulação do programa de governo e uma participação intensa na administração, com peso proporcional ao tamanho do partido”, disse Pestana.

Segundo o dirigente, a decisão do PT, no fim de semana, de liberar alianças formais com o PSDB, não influencia na posição. “Não temos uma posição sectária de conversar com quem quer que seja, mas a nossa conversação é com o Marcio, para ter um projeto para BH por mais quatro anos”, ressaltou.

À espera

O presidente municipal do PSDB, deputado estadual João Leite, reuniu nessa segunda-feira a chapa de vereadores para conversar sobre o quadro municipal. Os pré-candidatos a prefeito, que participariam, não compareceram. Segundo o parlamentar, quem decide é a direção municipal e eles ainda aguardam ser chamados pelo PSB. “Estamos abertos a conversar mas, enquanto isso não ocorre, vamos insistir na candidatura própria, pois essa foi a orientação da base do partido”, disse.

João Leite se refere a um documento encaminhado pelas regionais do PSDB de BH em que filiados pediram candidatura própria à prefeitura da capital e seu nome e o de outros quatro colegas foram colocados como possíveis candidatos. Segundo o presidente municipal, o senador Aécio Neves disse que a Executiva será chamada a conversar com os socialistas. Apesar da exclusão do encontro em que foi oficializada a proposta de aliança com o PSB, João Leite evitou criticar os colegas de partido. “Todos decidem no PSDB. Vamos conversar até com esses indicados (para concorrer a prefeito), mas no final um entendimento depende da direção municipal”, disse.

Com o aval do PSB

O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, disse nessa segunda-feira que está perto da repetição da aliança entre socialistas, petistas e tucanos na prefeitura da capital mineira. "Essa aliança é aprovada pela população de Belo Horizonte", afirmou. "Esse debate não pode ser dado como uma rinha de galo e na base da torcida", disse Campos, contrário ao veto a alianças com partidos que não estão na base do governo Dilma Rousseff. A declaração foi feita no Rio, onde o governador participou da solenidade de filiação ao PSB do ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão e do pianista Artur Moreira Lima.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)