(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Praia de Fernando de Noronha é reaberta após ataque de tubarão

Com acesso limitado entre 10h e 15h, não foi registrado nenhum incidente. Praia estava interditada desde a última segunda, quando turista paranaense foi atacado e perdeu a mão direita e parte do antebraço


postado em 26/12/2015 06:00 / atualizado em 26/12/2015 07:49

Márcio de Castro se recupera em hospital do Recife(foto: Diego Nigro/Estadão Conteúdo)
Márcio de Castro se recupera em hospital do Recife (foto: Diego Nigro/Estadão Conteúdo)
Recife – Depois de registrar o primeiro ataque de tubarão em Fernando de Noronha (PE), a baía do Sueste foi reaberta à visitação ontem. Com o acesso limitado entre as 10h e as 15h, não foi registrado nenhum incidente. A praia estava interditada desde a última segunda-feira, depois que o turista paranaense Márcio de Castro Palma da Silva, de 32 anos, foi atacado por um tubarão. O visitante perdeu a mão direita e parte do antebraço.

Durante o período em que ficou fechada, pesquisadores do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) realizaram monitoramento da área por meio de mergulhos e de drones. Em nota, o instituto informou que não foi “detectada nenhuma anormalidade, considerando se tratar de um ambiente natural bem preservado”.

De acordo com informações da assessoria de imprensa de Fernando de Noronha, o movimento de turistas foi normal e muitos entraram no mar para mergulho. A atividade só foi permitida com o acompanhamento de guias credenciados pelo ICMBio, que gerencia o parque nacional marinho. Até o dia 4 de janeiro, a baía terá reforço na fiscalização. Pelo menos quatro fiscais do ICMBio ficarão na areia orientando os banhistas e outro dois monitores acompanharão a movimentação dentro da água.

MERGULHO Em entrevista à imprensa, na quarta-feira, Márcio de Castro Palma da Silva contou que já tinha feito um mergulho, mas decidiu voltar a uma área de água menos turva. O turista disse que só percebeu a presença do tubarão quando ele já estava próximo.

O tubarão, cuja espécie ainda é desconhecida, mordeu a mão e o braço direito do turista. Ele foi atendido por um médico que estava na praia. Na manhã da terça, viajou para o Recife, onde foi atendido no Hospital da Restauração, no bairro do Derby, área central da capital pernambucana. Após a cirurgia no HR, o paciente foi transferido para o hospital da Unimed Recife, na Ilha do Leite. Segundo o último boletim médico, o paranaense se recupera bem, mas não tem previsão de alta. Este foi o primeiro ataque registrado no arquipélago de Fernando de Noronha nos últimos 23 anos, desde que começou o monitoramento.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)